Informação importante: suspensão de cirurgias eletivas
Os desafios impostos pela pandemia aos sistemas de saúde têm exigido revisão contínua de processos e condutas assistenciais com base na evolução do cenário epidemiológico. E a cooperativa tem feito adequações de forma permanente em sua estrutura para atendimento aos casos da Covid-19 com o objetivo de responder às necessidades dos clientes.
Tendo em vista o rápido crescimento do número de casos em nossa área de atuação, com aumento acentuado da demanda por leitos de UTI e unidades de internação, informamos que, entre os dias 22/12 e 17/01, as cirurgias eletivas dos clientes do Sistema Unimed estão suspensas temporariamente na Rede Credenciada. As guias já autorizadas, mas suspensas, terão o prazo de validade estendido por mais 60 dias.
Esclarecemos que essa medida foi tomada com o objetivo de priorizar os leitos para pacientes confirmados ou com suspeita da Covid-19. Vale lembrar que as cirurgias eletivas já estão suspensas na nossa Rede Própria desde o dia 20 de novembro.
Entenda melhor como funcionará o fluxo tanto em nossa rede própria, como nos serviços credenciados à Cooperativa:
:: Os pacientes com cirurgias agendadas serão informados pela nossa equipe e pelos próprios médicos sobre a suspensão dos procedimentos. Todos os prestadores também podem fazer contato com nossos clientes para informá-los da necessidade de reagendamento.
:: As guias já autorizadas, mas suspensas, terão o prazo de validade estendido por mais 60 dias.
:: Cirurgias agendadas para clientes de até 15 anos e a partir de 70 anos de idade estarão mantidas. Nesses casos, recomendamos avaliação criteriosa da necessidade de realização dos procedimentos neste momento.
:: Cirurgias de urgência e as eletivas para tratamento de doenças cardiovasculares e oncológicas e procedimentos para pesquisa de casos suspeitos de Câncer também serão tratados como exceção, tendo autorização preservada.
:: Casos excepcionais poderão ser analisados com os médicos auditores da Unimed-BH nos hospitais da rede.
Vamos juntos vencer a guerra contra o SARS-COV2.
A alta procura pelos hospitais é reflexo direto do comportamento da sociedade nesse período, com um relaxamento das medidas preventivas e de contenção da doença. Há ainda uma tendência de agravamento desse cenário em função das festas de fim de ano.
Portanto, a sua atuação como médico cooperado é de extrema importância para a correta orientação. Os pacientes com cirurgias agendadas e os respectivos hospitais serão informados pela cooperativa e também contamos com você nesse processo de comunicação aos clientes. As cirurgias de urgência e as eletivas para tratamento de doenças cardíacas e oncológicas serão mantidas.
O trabalho de esclarecimento e conscientização realizado pelos cooperados tem papel central na nossa estratégia de cuidar. Em caso de dúvidas, entre em contato com o seu analista de relacionamento.
Celebre as festas de fim de ano, mas com segurança
A chegada do Natal e do Ano Novo torna nossa preocupação com a COVID-19 ainda maior. Tudo o que não precisamos neste momento são festas com aglomeração e encontros sem medidas de prevenção. Se as precauções não forem mantidas neste período, o sistema de saúde prevê um cenário ainda mais difícil na primeira quinzena de janeiro.
Fique ligado nas dicas que preparamos e oriente seus pacientes sobre a importância do cuidado no fim de ano. Como cooperado, você tem um papel fundamental neste processo de conscientização.
Clique aqui e conheça a "bolha de fim de ano", uma estratégia para que as festividades ocorram de forma segura.
Juntos, com você, cuidando da saúde.