skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Crianças na quarentena: como lidar?

Nunca passamos tanto tempo em casa junto com as crianças. A escola parou, o shopping fechou. E agora? Os pais tiveram que se reinventar, pois entreter os pequenos em tempos de isolamento social não tem sido uma tarefa fácil. 

E não é só isso. Um dos pontos de atenção desse período de quarentena são os acidentes domésticos, que tem aumentado muito. Também não dá para esquecer da importância de cuidar da rotina e da saúde mental dos pequenos. Afinal, eles podem estar confusos com a mudança de vida tão repentina, não é mesmo?!

Pensando nisso, preparamos alguns materiais para apoiar vocês tanto na orientação aos pacientes, quanto em casa, já que temos aqui pais, mães, avôs, avós, tios e tias que também podem estar com dificuldades nesse período. Tem podcast, cartilha e dicas de diversão. Confira!

 

Isso vai passar, mas precisamos cuidar!

A situação é nova. Nunca vivenciamos um período tão grande de isolamento social. Não tem receita pronta, mas além de cuidar da prevenção ao novo coronavírus, não podemos deixar de lado a saúde mental das crianças. 

A cooperada da pediatria, Marisa Lages Ribeiro, participou de uma entrevista no nosso podcast Resenha Médica sobre os cuidados com as crianças durante a pandemia. Um dos tópicos abordaros foi a dificuldade em lidar com a falta de contato social com os amigos e família. 

Para amenizar a falta de convívio com outros pessoas, que tal utilizar frequentemente os recursos de tecnologia para chamadas de vídeo e telefonemas? Promover jogos por vídeo e celebrar os aniversários, mesmo online, contribuem para amenizar a separação. “Todo mundo precisa de relacionamento e ele faz falta. A tecnologia pode ajudar. Não vai substituir um abraço apertado, um beijo, um carinho. Mas precisamos ter a capacidade de adaptação”, destacou a pediatra no programa. 

Mas sabemos que as preocupações não param por aí. O que pode ser feito para evitar o tédio? O uso do smartphone deve ser liberado por mais tempo? Como eles podem matar a saudade dos avós?

Você encontra essas respostas e muito mais no podcast completo. Clique na imagem abaixo para ouvir.

 

Você também pode conferir algumas dicas de como falar com crianças sobre o novo coronavírus, na entrevista com a Marisa que trouxemos no Boletim Unimed-BH no final de maio, caso tenha perdido. Clique aqui para acessar. 


Em casa e seguro!

A nossa casa pode estar cheia de armadilhas que podem causar acidentes domésticos. Às vezes, nem percebemos, mas são muitos perigos escondidos. E isso vale para todos os cômodos.

Para ajudar a proteger as crianças, a Unimed-BH montou uma cartilha para você divulgar com seus pacientes, família e amigos, com dicas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Para baixar o material, é có clicar na imagem abaixo. 

Lá você encontra dicas para a segurança das crianças na cozinha, banheiro, quartos, salas de estar e jantar, área de serviço e lavanderia, jardins, quintais e varandas. São cuidados simples que devem ser tomados e que fazem muita diferença. Baixe a cartilha e compartilhe!


Entretenimento para os pequenos

O Instituto Unimed-BH tem parceiros que podem te ajudar em um dos desafios da quarentena: arrumar atividades para a criançada.

O Inhotim para Colorir é diversão para a família toda. A ideia é aprender brincando e deixar a imaginação fluir. Baixe aqui o desenho da fauna e aqui o da flora do Parque Inhotim, feito de maneira lúdica e divertida, e comece a colorir. 

O Museu dos Brinquedos, outro parceiro do IUBH, preparou um “roteiro” para ajudar a fazer uma Festa Junina em casa com a sua família. O mês está acabando, mas ainda dá tempo! Veja os vídeos:

:: Vovó Luiza, a Detetive do Brincar, conta a história das Festas Juninas
:: Dicas de decoração e caracterização para uma linda festa em casa 
:: Para entreter a criançada, que tal uma pescaria e o jogo das argolas? 
:: Receitas de quitutes juninos de dar água na boca 


Juntos, com você, cuidando da saúde.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top