Zeina Latif e Eduardo Gianetti abriram o primeiro dia de debates do Encontro de Cooperados
“A Unimed-BH é o Brasil que deu certo”. Foi assim que a consultora econômica Zeina Latif abriu o primeiro dia do 16° Encontro de Cooperados. O painel “O equilíbrio financeiro como a base para o bem-estar no presente e no futuro” também contou com a presença do economista, professor e autor, Eduardo Gianetti.
Zeina Latif falou sobre o cenário econômico no Brasil e no mundo, as implicações causadas pelas oscilações da moeda americana e a atual estagnação da produção industrial. A consultora econômica também explicou como uma boa gestão pode fazer toda a diferença em um cenário de instabilidade. “A pandemia mostrou isso de forma muito clara. Sobreviveram as empresas mais sólidas e que têm as melhores gestões. É preciso entender que neste cenário todos estão no mesmo barco, o baixo potencial de crescimento limita a expansão de todos os setores, inclusive de saúde. A recessão e o baixo crescimento cobram seu preço”.
Para fechar a sua participação no encontro, Latif falou sobre o quadro desafiador. “Existe uma preocupação maior das pessoas com a saúde e há um potencial muito grande de mercado a ser explorado, pois a taxa de cobertura dos planos de assistência médica ainda é muito baixa. Desta forma, vocês têm uma missão, não só pelo negócio, mas um compromisso com o país que é conseguir trazer essas pessoas, mesmo em um ambiente macroeconômico tão difícil”.
Eduardo Gianetti
Eduardo Gianetti participou do Encontro de Cooperados de forma on-line e abordou como as escolhas podem influenciar no “valor do amanhã”. Ele iniciou sua participação mostrando a correlação entre a economia e a medicina, com destaque para médicos que tiveram papel fundamental na origem da teoria econômica. Ele ainda fez uma analogia entre conceitos de saúde e a atual situação econômica do país. “Para o valor do amanhã é muito importante estabelecer o que realmente está na base de uma organização que mantém o propósito que não é simplesmente alcançar o resultado imediatista a cada trimestre.”
A mediação do debate contou com a participação do diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, e do diretor administrativo-financeiro da Unimed-BH, Eudes Magalhães. Após o debate, o Samuel Flam ressaltou que as diferentes visões trazidas pelos painelistas no debate são importantes para que os cooperados tenham um olhar para o futuro sob a perspectiva do equilíbrio econômico e como isso interfere no cenário como um todo.
Confira as mensagens gravadas pelos palestrantes para os cooperados Unimed-BH: