skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Webinar do OCB/Sescoop aborda o tema governança

O Sistema OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras, por meio do Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, está promovendo uma série de eventos, com foco em conteúdos educacionais, com o tema Jornada da Governança 2020. Nesta terça-feira, 28, foi realizada a abertura dos trabalhos e a Unimed-BH foi uma das convidadas para falar sobre governança, com foco em estratégia organizacional, integridade, conformidade e gestão de riscos.

O diretor-presidente, Samuel Flam, representou a Cooperativa. No mesmo painel também estiveram José Antônio Rossato Junior, presidente do Conselho de Administração da Coplana Agroindustrial, cooperativa de produtores de cana-de-açúcar e outras culturas de rotação sediada em Guariba-SP, e Jânio Vital Stefanello, presidente da Coprel, cooperativa de geração e distribuição de energia elétrica, com sede em Ibirubá – RS. A mediação ficou a cargo do superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile.

A abertura do Webinar foi feita pelo presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, que destacou a importância de se inovar em governança no contexto das cooperativas. “O que a OCB está propondo com essa jornada é o compartilhamento solidário de experiências, para que possamos buscar essa evolução”, afirmou.

 


Profissionalização da gestão, crise e oportunidade

O diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, falou um pouco sobre a trajetória da cooperativa na evolução do modelo de governança ao longo dos anos, da importância da profissionalização da gestão, da preparação e qualificação dos conselhos para a condução da cooperativa e sobre as ações que implementamos no enfrentamento da pandemia a partir de um sistema de governança maduro. “Cooperativas diferentes vivem os desafios de formas diferentes. Não existe uma fórmula pronta e por isso a profissionalização é tão importante. Somente as empresas que estão organizadas e atuando como um só time estão atravessando este momento de incertezas trazidas pela pandemia de forma mais consistente”, destacou.

José Antônio Rossato Junior, presidente da Coplana, reforçou que além da profissionalização é importante também garantir a diversidade nos conselhos, com a participação de várias esferas de representatividade. Para ele, um conselho em que não exista divergência de opiniões leva uma cooperativa à estagnação. “É preciso divergir para depois convergir”.

Jânio Vital Stefanello, presidente da Coprel, concordou com os colegas de debate e destacou as oportunidades que a crise provocada pela pandemia tem trazido para a governança das empresas. “Durante a pandemia, tivemos que lidar com uma série de questões, mas ajudou a aprimorar nossos projetos de inovação, iniciativas que aceleramos para aproveitar a oportunidade trazida pela crise”, explicou.


Cultura da integridade e patrocínio da alta gestão

Outro tema abordado entre os participantes foi a integridade e a conformidade dentro da organização. Em sua apresentação, Samuel Flam falou sobre o Pró-Ética, selo conquistado pela Unimed-BH em dois ciclos consecutivos e que evidencia nosso compromisso com práticas éticas e conformes. Ele também falou da Trilha de Integridade, uma série de cursos promovidos pela cooperativa com foco na disseminação da cultura da integridade e da conformidade, e da importância das lideranças nesse processo. “Temos como mote ‘fazer o que é certo, não o que é fácil’, mas para fazer o que é certo a única forma é ter lideranças que lideram a partir do exemplo”.


 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top