WCM 2020 traz painel sobre o futuro da saúde
Unimed-BH participou de debate e falou um pouco sobre as ações de enfrentamento da pandemia e o papel da tecnologia
Samuel Flam, diretor-presidente, o médico Henrique Martins e José Augusto Ferreira, diretor de Provimento de Saúde
O maior evento do cooperativismo internacional, o World Coop Management 2020, foi realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro. Diferentemente das edições anteriores, em que o evento foi realizado no Espaço de Eventos da Unimed-BH, neste ano, em razão da pandemia, o congresso foi transmitido pela internet, diretamente de Lisboa, Portugal, com programação em dois grandes palcos virtuais: o Phygital e o 360º.
A Unimed-BH marcou presença em dois importantes paineis, realizados na segunda-feira, 30 de novembro. Na parte da manhã, o diretor-presidente, Samuel Flam, e o diretor de Provimento de Saúde, José Augusto Ferreira, participaram do painel Saúde, com o tema: Os desafios da saúde para o futuro.
O primeiro palestrante foi o canadense Jean-Pierre Girard, especialista internacional em cooperativas. Ele falou sobre o “Panorama do cenário da saúde mundial pós-Covid-19”. Em sua fala, ele destacou o papel de cooperativas que conseguiram melhorar a condição de vida das pessoas investindo em saneamento básico, por exemplo.
Jean-Pierre Girard, especialista em cooperativas
Em seguida, o médico português, Henrique Martins, doutor em Gestão pela Universidade de Cambridge e professor da Universidade Católica de Lisboa, abordou o tema “O hospital do futuro e Digital Heathcare System”. Ele defendeu a importância dos profissionais e das organizações em saúde desenvolverem as habilidades que chamou de “kiwi”: conhecimento, inteligência, sensatez e intercooperação.
O diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, falou sobre as ações da Cooperativa no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e destacou o papel da tecnologia nesse processo. “Muitos foram os desafios que enfrentamos e um dos mais significativos foi garantir a segurança para os profissionais da saúde e para os pacientes, que estavam fragilizados. Nesse sentido, as ferramentas digitais contribuíram muito”, destacou, referindo-se à Consulta On-line Coronavírus e ao telemonitoramento dos pacientes com sintomas suspeitos.
José Augusto Ferreira, diretor de Provimento de Saúde, foi o mediador do painel e também destacou a importância da tecnologia para o futuro dos sistemas de saúde. “O futuro passa por três dimensões principais, sobre as quais a inovação tem grandes contribuições: segurança, acesso e conhecimento”, comentou.
Intercooperação na prática
Na parte da tarde, a Credicom promoveu um painel com o tema “Intercooperação na prática”, que contou com a presença, além do presidente da cooperativa de crédito, Garibalde Mortoza Júnior, do diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, e do presidente da Seguros Unimed, Helton Freitas. Eles contaram um pouco da experiência de intercooperação entre as três entidades.
Confira o que eles disseram sobre o princípio da intercooperação:
“A Credicom é uma cooperativa que já nasceu da intercooperação e, ao longo do tempo, foi intensificando suas ações nesse sentido, em uma relação que beneficia, principalmente, o cooperado”.
Garibalde Mortoza Júnior, presidente do Sicoob Credicom
“A intercooperação é princípio fundante do cooperativismo e ainda não atingiu todo o seu potencial de prática entre os cooperativistas. Podemos potencializar nossos negócios com a intercooperação.”
Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed
“A intercooperação permite que os cooperados cresçam e aumenta a capacidade e a resiliência das cooperativas no mercado. E o aprendizado que temos da relação entre Credicom, Seguros Unimed e Unimed-BH é que, se nós podemos, outras cooperativas também podem.”
Samuel Flam, diretor-presidente da Unimed-BH