Você sabe como é composto o Conselho Social e qual papel ele tem na Cooperativa?
Saiba mais sobre a importância dessa instância de participação
O Conselho Social da Cooperativa é integrado por cerca de 140 médicos cooperados, que têm como função representar os colegas nas discussões da Cooperativa.
Eles se dividem em:
:: Membros Delegados
:: Membros do Conselho de Administração
:: Membros do Conselho Fiscal
:: Membros do Conselho Técnico-Societário
:: Membros do Conselho do Instituto Unimed-BH
:: Membros do Núcleo de Integração com Cooperados (NICOOP)
Após quatro anos de mandato do atual grupo de delegados que integram o Conselho Social, haverá em breve um novo processo de eleição para a renovação desses representantes, que serão definidos no próximo mês de setembro.
O que faz o conselheiro
No papel de membro do Conselho Social, o cooperado tem função consultiva, discute macropolíticas e estratégias da Cooperativa, formulando propostas para o Conselho de Administração.
Anualmente, o grupo participa de reuniões junto à Diretoria Executiva e, dessas discussões, surgem ideias e sugestões que são levadas à Assembleia Geral.
Túnel do tempo: um pouquinho dessa história…
O ano era 2006. A Unimed-BH tinha 35 anos desde sua fundação. Foi nesse período que tiveram início os primeiros movimentos voltados para a criação do Conselho Social na Cooperativa. Em dezembro daquele ano, os cooperados, em Assembleia Geral, deliberaram a favor da criação do órgão. Somente em setembro de 2007, ocorreu a primeira eleição para a escolha dos médicos que passariam a compor o Conselho Social (veja nas fotos o encontro de integração e o evento de posse do 1º Conselho).
![]() |
![]() |
A constituição de um Conselho Social para discutir, junto à Diretoria, os temas de interesse do conjunto de cooperados foi um marco em nossa cooperativa, sendo considerada uma iniciativa pioneira que segue o modelo de experiências cooperativistas modernas da Europa.