Você já fez seu imposto de Renda?
Até o final desse mês, os brasileiros deverão fazer suas declarações de Imposto de Renda para a Receita Federal. Por isso, a convidada especial do último Fórum de Ideias foi uma especialista no assunto, que atraiu cerca de 200 médicos para o Espaço de Eventos Unimed-BH no dia 9 de abril.
Viviane Barbosa, da TGL Contábil, explicou as mudanças da Receita para este ano, mostrou exemplos práticos para a redução da carga tributária e esclareceu dúvidas dos cooperados sobre o que pode ou não ser inserido na Declaração de Imposto de Renda.
“Precisamos encarar o momento da Declaração de Imposto de Renda como uma oportunidade para gerenciar a carreira, conhecer as receitas e despesas e traçar um planejamento visando a uma possível redução da carga tributária”, disse Viviane na abertura da palestra.
Veja algumas dicas dadas pela especialista:
– Para este ano, a Receita Federal regulamentou a obrigatoriedade de prestação de informações em operações liquidadas com moeda em espécie. Ou seja, tudo que você comprou em dinheiro, com valores iguais ou superiores a R$ 30 mil, devem ser declarados.
– Quotas de depreciação de instalações, máquinas e equipamentos, despesas de arrendamento (leasing), despesas de locomoção e transporte e de combustível, estacionamento e manutenção de veículo próprio NÃO são dedutíveis no Imposto de Renda.
– É fundamental acompanhar as receitas e despesas durante o ano, se planejando para obter a redução da carga tributária.
– Utilizar a Previdência Complementar (Privada) de forma correta. Além de ser uma reserva para o futuro, ela pode garantir ao contribuinte um incentivo fiscal de até 12% da renda bruta declarada.
– Analise suas fontes de renda: devo continuar investindo em determinada fonte? Aproveite para avaliar se vale a pena, de acordo com o seu perfil, atuar como pessoa física ou jurídica.
Principais erros:
– Deixar para “pensar” a declaração somente no momento do ajuste.
– Não colocar em prática as ações necessárias para a redução da carga tributária.
– Optar pela sonegação e não pelas deduções legais.
– Não procurar por orientação especializada.
Veja o que acharam alguns cooperados que estiveram no evento:
“O evento e o tema abordado foram muito oportunos para o momento que estamos. A palestra da Viviane ajudou a esclarecer as dúvidas minhas e de meus colegas. Foi muito proveitoso!”
Soraya Nogueira – Pediatria
“Eu estava com diversas dúvidas sobre a minha declaração de Imposto de Renda e o evento de hoje me permitiu esclarecer alguns pontos. É muito importante eventos que trazem orientações para o cooperado, especialmente sobre questões financeiras e jurídicas.”
Ana Carla Rocha Santana – Psiquiatria
Não perca as próximas edições do Fórum de Ideias da Unimed-BH! Acompanhe nossos canais de comunicação regularmente para saber dos eventos realizados pela Cooperativa.