skip to Main Content

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Arquivos por Ano/Mês

Edições

Mais do que um esporte, uma fonte de boas energias

Mais do que um esporte, uma forma de recuperar as energias. Assim a cooperada da Ginecologia e Obstetrícia, Maria Conceição Moreira, define a prática do vôlei. Há mais de 20 anos, a médica frequenta uma escola do esporte para adultos no Minas Tênis Clube, e garante que os benefícios do podem ser sentidos na pele. “Tudo fica melhor na vida da pessoa que pratica um esporte: a saúde do corpo, da mente e até a capacidade de socializar. A quantidade de amigas, e até clientes que conquistei por frequentar as aulas de vôlei é inacreditável”, destaca.

Maria Conceição Moreira (última da esquerda para a direita) com o seu time, após conquistar o ouro em um campeonato de vôlei de praia

Maria Conceição conta que não abre mão de sua dose semanal de esporte – por mais corrido que a rotina tenha sido. “Muitas vezes saio do plantão, ou de um dia com seis ou sete procedimentos, cansada e até com dores nas costas. Mas, faço questão de ir jogar vôlei. Troco de roupas até dentro do carro, mas não deixo de aproveitar os momentos de diversão, exercícios e socialização que o esporte oferece”, conta.

Como a prática médica exige muito dos profissionais, Maria Conceição acredita que manter uma rotina esportiva gera benefícios até para o exercício da medicina. “Quando vejo colegas sedentários, que não praticam nenhum tipo de esporte, me questiono como conseguem suportar a demanda de energia que a medicina traz sem esse suporte. Sempre recomendo, tanto para minhas pacientes, quanto para os companheiros médicos, essa dose de saúde", diz.

A cooperada Maria Conceição Moreira (centro da foto) conta que a possibilidade de socialização é um dos maiores ganhos da prática esportiva

 

Vôlei em tempo de Pandemia

A cooperada Maria Conceição Moreira conta que, no início da pandemia, quando muitas atividades foram suspensas, as aulas de vôlei no Minas Tênis Clube também ficaram interrompidas. Para contornar a situação, ela resolveu colocar seu marido para se movimentar também. “Comprei uma rede de vôlei e instalei em um espaço aqui no quintal de casa. Coloquei, então, meu marido para jogar comigo e, assim, consegui manter a rotina da prática esportiva. Quando voltaram as aulas, minhas amigas se espantaram: como eu tinha me mantido ativa, e em forma, mesmo durante a pandemia”, disse.

Cooperada encontra Gabriela Braga Guimarães, atleta da seleção brasileira de vôlei



5 fatos curiosos sobre o vôlei

1. A palavra vôlei deriva do francês volée, “vôo”, e se refere ao vôo da bola.

2. Durante uma partida, um jogador dá de 60 a 80 saltos entre os saques, ataques e bloqueios. Alguns podem chegar a 100 saltos.

3. O jogo foi inventado em 1895, na sede da Associação Cristã de Moços (ACM) em Holyoke, Massachusetts, nos Estados Unidos.

4. O jogador Bernard, criador do saque “jornada nas estrelas”, tornou-se o primeiro brasileiro a entrar no Hall da Fama do vôlei em julho de 2005.

5. O primeiro campeonato mundial de vôlei masculino aconteceu em 1949. As mulheres só começaram a competir em 1952.


 

Back To Top