Vírus causam danos. Notícias falsas também.
Mas dá para se prevenir dos dois! Saiba a importância ao combate às Fake News, principalmente neste momento de pandemia
Todo mundo já sabe que para prevenir da COVID-19, a informação correta é fundamental. Não dá nem para calcular a quantidade de notícias falsas relacionadas à pandemia desde março do ano passado. Desde o início da vacinação, o problema se repete. São inúmeras informações falsas circulando principalmente pelo WhatsApp. Aposto que você já recebeu uma mensagem que diz que as vacinas possuem um chip líquido com uma codificação para controlar quem foi vacinado; ou outra que diz que a vacina causa câncer e alterações genéticas. Isso sem contar as várias manipulações em áudios, vídeos e imagens.
Escolha sempre a verdade!
É papel de todos ter muito cuidado com as informações que recebe e inclusive alertar quem enviou, principalmente nós, médicos. Então, relembre dicas importantes para ajudar a identificar se uma notícia pode ser falsa.
:: Sempre verifique as fontes da informação.
:: Desconfie de notícias alarmistas.
:: Verifique a data de publicação.
:: Evite dar crédito a textos conspiratórios.
:: Caso receba alguma informação com a marca de uma empresa, verifique nos canais oficiais de comunicação antes de compartilhar.
:: Na dúvida, não compartilhe.
A Unimed-BH preparou também uma cartilha para ajudar a evitar as fake news. Clique AQUI, acesse e compartilhe com a família e amigos.
Fique ligado!
Recebeu alguma notícia em relação a falta de insumos como oxigênio em hospitais? Procure os canais oficiais de comunicação da entidade para ter acesso a notícia correta. Não caia nessa! Se você receber alguma informação da Unimed-BH, verifique a veracidade do conteúdo em nossos canais oficiais de comunicação. Se a notícia for falsa, entre em contato com a Corporativa. Dessa forma, você age como promotor da marca e defensor dos nossos valores, e isso faz toda a diferença para a nossa reputação.
As consequências podem ser graves
Quando alguém compartilha uma notícia falsa, também é responsável pelas consequências. Em nosso cenário atual, a falta de informação correta tem contribuído para a avanço da pandemia e pode prejudicar o andamento da campanha de vacinação.
Então você já sabe. Recebeu conteúdo duvidoso? Não clique e nem repasse sem antes verificar se a informação é verdadeira. O combate às fake news é um papel de todos.