Verão: cuidado com a pele é fundamental na estação mais quente do ano
Especialista fala sobre cuidados gerais com a pele e importância do filtro solar
No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Além da higiene diária, é importante manter a pele hidratada, consumir água e usar diariamente o protetor solar. A cooperada da Dermatologia, Soraya Neves Marques Barbosa, falou sobre o tema para a Rádio Itatiaia.
De acordo com a especialista, o primeiro passo é manter uma higiene diária, retirando as impurezas da poluição, sem agredir a camada mais nobre de proteção. “O adequado é banhar-se pelo menos uma vez por dia, com sabonetes menos agressivos, água morna, sem promover esfoliações e abrasões, principalmente, em áreas finas como a pele da face e dorso de mãos”, afirma.
Após o banho, a dermatologista explica que é importante aplicar o hidratante. “Isso manterá o viço e a beleza, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea evitando a descamação, o ressecamento, o envelhecimento precoce, irritações e infecções”, completa.
Além de evitar exposições prolongadas ao sol, é importante ter uma alimentação balanceada, rica em frutas, verduras e fibras. Por fim, a dermatologista reforça que é importante evitar banhos prolongados e a utilização de esfoliantes.
Soraya Marques é entrevistada na Rádio Itatiaia
Fique por dentro: Orientações sobre uso de protetor solar!!
:: Um fotoprotetor eficiente deve oferecer boa proteção contra a radiação UVA e UVB. A radiação UVA tem comprimento de onda mais longo e sua intensidade pouco varia ao longo do dia. Ela penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer de pele.
:: Pessoas de pele clara, que se queimam sempre e nunca se bronzeiam, geralmente aqueles com cabelos ruivos ou loiros e olhos claros, devem usar protetores solares com FPS 15, no mínimo. Pessoas de pele negra têm uma proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, mas estes também estão vulneráveis a queimaduras, câncer de pele e outros problemas. Portanto, precisam também usar filtro solar, roupas e acessórios apropriados diariamente.
:: O tipo do produto – gel, creme, loção, spray, bastão – também deve ser considerado, pois isso ajuda na prevenção de acne e oleosidade, comuns quando se usa produtos inadequados para cada tipo de pele. Pacientes com tendência à acne devem optar por produtos livres de óleo ou gel creme.
:: Já as pessoas que fazem muita atividade física e que suam bastante, devem evitar os géis, que saem facilmente. O produto deve ser aplicado ainda em casa, e reaplicado ao longo do dia a cada duas horas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada.
:: É preciso complementar as estratégias de fotoproteção com outros mecanismos, como roupas, chapéus e óculos apropriados. Também é importante consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele e indicação de produtos mais adequados.
:: Protetor solar para crianças a partir dos seis meses de idade, utilizando um protetor adequado para a pele que é mais sensível, de preferência filtros físicos. Recomenda-se obter orientação com o dermatologista ou pediatra sobre qual o melhor produto para cada caso. Devemos incentivar crianças e jovens a criarem o hábito de se usar o protetor solar diariamente.
Ouça e entrevista completa na Rádio Itatiaia: