Vem aí o 1º Simpósio de Cuidados Paliativos
No dia 14 de outubro será celebrado o Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Para marcar a data e reforçar a importância desse tema, a Unimed-BH promove o I Simpósio de Cuidados Paliativos.
Você é o nosso convidado para participar desse momento de aprendizado que visa a contribuir com a sua prática assistencial.
RESERVE A SUA AGENDA
:: 10 de outubro (terça-feira)
:: 19h às 21h
:: Evento online
Clique aqui e faça sua inscrição.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
:: 19h às 19h10 – Abertura
:: 19h10 às 19h30 – Cuidados paliativos para quem? Quando indicar? – médica cooperada Marília de Aguiar Araújo
:: 19h30 às 19h50 – Especificidades e desafios dos Cuidados Paliativos pediátricos – médico cooperado Wesley Gomes Prata
:: 19h50 às 20h – Discussão e perguntas
:: 20h às 20h30 – Cuidados Paliativos: Comunidades Compassivas – Enfermeiro Alexandre da Silva Ernesto
:: 20h30 às 20h50 – A importância e os desafios dos Cuidados Paliativos na Atenção Domiciliar – Médica cooperada Ana Luisa Rugani Barcellos
:: 20h50 às 21h – Discussão e perguntas
:: 21h às 21h05 – Encerramento
CONHEÇA OS PALESTRANTES
Médica cooperada Marília de Aguiar Araújo
Ela é formada pela Faculdade de Medicina da UFMG, possui residência em Anestesiologia HC – UFMG, residência de Terapia Intensiva pela Santa Casa (MG), pós-graduação em Cuidados Paliativos pela Faculdade Unimed e título em área de atuação em cuidado paliativo pela AMB. Ela é médica Horizontal do CTI do HU-Contorno e médica da Equipe de Cuidados Paliativos do HRTN.
Médico Cooperado Wesley Gomes Prata
Ele é médico pela Universidade de Vassouras (RJ), pediatra pelo Hospital Infantil João Paulo II (antigo CGP), neonatologista pelo Hospital Odilon Behrens e possui pós-graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos pelo Hospital Sírio Libanês (SP). Ele atua na Maternidade Odete Valadares como neonatologista e na equipe de Cuidados Paliativos Palliare, neonatologista na UTIN da Maternidade Unimed-BH e pediatra na Atenção Domiciliar.
Enfermeiro Alexandre da Silva Ernesto
Ele é graduado em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2000), especialista em Saúde Mental e Gestão Hospitalar, mestre na temática dos cuidados paliativos pela UEMG e doutor em Enfermagem na temática dos cuidados paliativos. Alexandre é lider do projeto Favela Compassiva, membro e pesquisador voluntário do Grupo de Estudo e Pesquisa em Cuidados Paliativos da Escola Nacional de Saúde Pública (FIOCRUZ), autor do livro Cuidados paliativos na atenção primária à saúde, membro do Observatório Português em Cuidados Paliativos e coordenador da temática em cuidados paliativos (Coren-MG).
Médica cooperada Ana Luisa Rugani Barcellos
Ela é médica geriatra, titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, médica paliativista, com área de atuação em medicina paliativa pela Associação Médica Brasileira e coordenadora do Serviço de Cuidados Paliativos do Hospital Risoleta Tolentino Neves, FUNDEP e UFMG.
Durante o evento, a proposta é enfatizar que o cuidado não se restringe à assistência de fim de vida e limitações de suporte, mas sim, a uma abordagem mais ampla de controle de sintomas, apoio familiar e ao paciente, com definição de plano terapêutico individualizado.
PARTICIPE!