skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Unindo culinária e solidariedade

Nunca foi tão necessário promover ações de cuidado com o próximo. Em meio a uma das maiores pandemias da história mundial, a solidariedade e empatia com a sociedade podem ser o maior fator de mudança que podemos promover.

Pensando nisso, o cooperado da Ginecologia e Obstetrícia, Marivan Pereira Alves, juntamente com seu companheiro, Rodrigo Furtini, uniram o gosto pela culinária e o trabalho com a panificação com a vontade de ajudar as pessoas. Vem conhecer essa história!

 

Como começou a atuação com a panificação

Há três anos, Rodrigo saiu de um emprego de 12 anos e, juntamente com Marivan, decidiu se arriscar em uma nova paixão: a panificação. Rodrigo aproveitou seu conhecimento em marketing e design ao gosto pela gastronomia, para que os dois pudessem montar uma padaria em sua própria casa. Tínhamos uma máquina de fazer pão da minha mãe e sempre gostamos muito de cozinhar. Decidimos fazer isso para vida”, relatou o cooperado. Rodrigo fez vários cursos e, depois de seis meses, abriu a padaria Pão do Furtini, com produção caseira e vendas realizadas por meio da internet.

“Por tratar-se de panificação com fermentação natural, tudo precisa ser feito respeitando o tempo dos processos. Por isso, todos os nossos produtos são feitos por encomenda e com todo o carinho e cuidado possíveis.” destacou Marivan.

À esquerda da foto, Rodrigo Furtini, e à direita o cooperado Marivan Pereira Alves

 

A ideia da ação solidária

Vendo a situação de vulnerabilidade de diversas pessoas durante a pandemia da COVID-19, Marivan e Rodrigo começaram a pensar em como poderiam ajudar a comunidade através da panificação. Foi então que um dos fornecedores de farinha de trigo da padaria procurou o cooperado da Ginecologia e Obstetrícia e seu companheiro para doação da matéria-prima para uma possível ação social. Os dois, muito animados, aceitaram e foram atrás dos outros insumos para colocar as mãos na massa e distribuir o seu cuidado aos que mais precisam.

Marivan entrou em contato com a Gerência de Relacionamento com o Cooperado (GRCO) para pedir apoio na indicação de instituições que tivessem em situação complicada devido à pandemia e que poderiam tirar bom proveito dos pães que seriam doados. Assim, o Instituto Unimed-BH identificou que o Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus seria uma boa indicação para receber a doação e, após uma conversa com a nutricionista da instituição para alinhamento dos detalhes para realização da ação, o colega Marivan, seu companheiro e uma equipe voluntária, partiram para a produção. 

Veja, no vídeo abaixo, um pouco do processo de produção dos pães:

 


O grupo produziu 323 pães de sal e 102 pães semi-doces, todos feitos com fermentação natural, que garante maior durabilidade aos produtos, além de serem mais saudáveis. No início do mês de maio, foi realizado o recolhimento dos pães pela instituição.  
 

João Pereira de Almeida, colaborador do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus

 

O cooperado reforçou a importância de enfrentar as dificuldades e seguir em frente com otimismo: “no começo ficamos com medo dos pães não serem adequados para os idosos, por serem pães rústicos e com casca mais crocante. Mas conversamos com a nutricionista do Núcleo, estudamos e mudamos toda a nossa estrutura e receita prévia para atender a demanda.”.

O trabalho demandou tempo e dedicação para a pesquisa de novas receitas, testes da nova formulação e produção, mas, todo o esforço tornou a ação ainda mais gratificante: É aí que o trabalho fica ainda mais prazeroso. A sensação foi a melhor do mundo, pois sentimos que estávamos fazendo algo realmente especial e personalizado para aquelas pessoas” contou Marivan.

Entregar cuidado para a sociedade também faz parte do jeito Unimed-BH de cuidar e a atitude de cada um faz toda a diferença. O tempo é o que temos de mais precioso em nossas vidas. Doar o nosso tempo para ajudar ao próximo é o melhor que podemos fazer. Se cada um doar um pouco que seja, podemos fazer juntos um verdadeiro banquete”, finalizou o colega cooperado.


Inspirador, não é mesmo? São ações como a do colega Marivan e do Rodrigo que nos incentivam a seguir cuidando da sociedade como um todo, dia após dia.

 

Você também tem uma história para contar para os colegas?
Acesse o site dos cooperados na editoria “Você em Destaque” e clique em “Quero Participar”.

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top