Unimed do Brasil promove debate sobre a evolução do sistema de saúde
A Unimed do Brasil apresentou uma agenda propositiva de debates sobre a evolução do sistema de saúde no Brasil junto a representantes dos poderes públicos, lideranças políticas e as principais entidades médicas, cooperativistas e da saúde suplementar. O lançamento da agenda aconteceu durante a inauguração do novo espaço institucional da cooperativa, na última terça-feira, dia 05, em Brasília. O evento reuniu representantes dos três poderes: os ministros da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Saúde, Marcelo Queiroga, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins. A Unimed-BH foi representada no evento pelo seu diretor-presidente, Samuel Flam.
A Agenda Unimed Para Evolução da Saúde no Brasil propõe pautas com ênfase na busca de convergência entre os diversos agentes do setor, com destaque para a garantia e ampliação de acesso, a qualidade e a efetividade da assistência prestada às pessoas, a clareza na definição de direitos e obrigações e a sustentabilidade da proteção social ofertada pelos planos de saúde. O objetivo ainda é promover a discussão a respeito da revisão e aprimoramento do marco regulatório da saúde suplementar, o estudo de novos modelos organizacionais e maior aporte de recursos para a saúde pública, além da proposta de soluções que viabilizem o atendimento de áreas não alcançadas pelas políticas públicas tradicionais.
“Estamos nos colocando à disposição das forças democráticas para buscar entendimentos entre os diversos elos da cadeia de valor da saúde. Como líderes do mercado, trabalhar por melhores políticas de saúde é parte do nosso compromisso”, afirma o presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujamra Junior. “Queremos pautar uma ampla discussão em torno de propostas positivas para a resolução de gargalos do setor de saúde e acreditamos que esta é mais uma maneira estarmos presentes na vida dos brasileiros e de reafirmarmos nosso propósito aos 18,5 milhões de pessoas que acreditam e confiam em nossa marca. ”
Representado por 341 cooperativas médicas e presente em 86% do território nacional, o Sistema Unimed responde por 38% do mercado de saúde suplementar no Brasil e é o maior sistema de cooperativas de saúde do mundo, segundo a Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Seu modelo de negócios, o cooperativismo, permite conhecer e responder rapidamente às diversas realidades locais, e proporciona uma proximidade natural com as comunidades e a rede prestadora, que favorece também parcerias com o sistema público.
Quer saber mais sobre a Agenda?
Confira a entrevista do presidente da Unimed do Brasil, Omar Abujarma, ao jornal Correio Braziliense.
Data da entrevista: 03 de abril de 2022.
Com informações da Assessoria de Imprensa da Unimed do Brasil.