Nova visão de indicadores econômicos a partir de 2019
Existem formas diferentes de contar ou analisar uma mesma história ou situação. Determinada distância pode ser medida por quilômetros ou milhas. Dada temperatura, por graus Celsius ou Fahrenheit. O desempenho da Unimed-BH também pode ser analisado de maneiras distintas, e isso é comum no mercado. Agora, a cooperativa terá uma nova visão dos indicadores econômicos, baseada no padrão preconizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Isso não muda em nada nossos resultados.
Assista ao vídeo abaixo e fique por dentro da novidade:
O faturamento, despesas e demais resultados da Unimed-BH permanecem os mesmos e continuarão sendo disponibilizados com total transparência para você. A diferença é que as informações da Cooperativa serão analisadas sob outro ponto de vista. O cálculo atual da receita, por exemplo, considera a venda de planos de saúde, além dos atendimentos de intercâmbio e os negócios opcionais, como transporte aeromédico e assistência odontológica. Pelo parâmetro da ANS, o cálculo considera apenas a receita proveniente da venda de planos de saúde.
Para nós, nada muda: a Cooperativa continua recebendo os mesmos valores dos clientes e do Sistema Unimed. O acompanhamento da receita é que passa a ser diferente.
E como a receita interfere no cálculo dos demais indicadores econômicos, eles também mudam, assim como seus nomes, de acordo com a ANS:
- Receita Bruta = Contraprestações Efetivas
- Custo Assistencial = Eventos Indenizáveis
- Índice de Utilização = Despesas Médicas
- Despesa Operacional = Despesas Administrativas + Despesas de Comercialização
- Ebitda = Margem Ebitda (outra fórmula de cálculo)
O resultado líquido, ou seja, o resultado final da cooperativa permanece o mesmo em valores nominais, mas representado de forma diferente. Você poderá acompanhar esses resultados todos os meses no site do GUIA. E anualmente no nosso Relatório de Sustentabilidade, que é chancelado pelo Global Reporting Initiative (GRI), e no nosso Demonstrativo Financeiro, aprovado por uma auditoria externa e pelo Conselho Fiscal da Unimed-BH.