Unimed-BH tem novo Conselho Social
Na última sexta-feira, 23, os novos conselheiros da Unimed-BH (mandato 2015-2019) participaram de um encontro integração e posse, no auditório do Centro Médico Unimed. O evento reuniu os delegados eleitos pelo conjunto de cooperados, a diretoria da cooperativa e representantes das entidades médicas do estado.
Com índice de renovação de 54% dos membros, o grupo participou de um alinhamento geral sobre a estrutura da Unimed-BH, o cenário da saúde suplementar no Brasil e as perspectivas e desafios da cooperativa frente à crise econômica e política, iniciando assim, junto à diretoria e equipe técnica da operadora, uma nova caminhada de diálogo constante e escolhas responsáveis para a gestão sustentável do negócio.
Durante a programação, o professor Clóvis de Barros Filho convidou os conselheiros para uma reflexão sobre Ética, Cooperação e Escolhas, inspirando o debate dos participantes sobre a retrospectiva do trabalho já realizado e elaboração de novas propostas para o mandato que se inicia.
“Este é o meu terceiro mandato e, para os que começam a caminhada hoje, afirmo que estamos vivendo um momento marcante no Conselho Social. Com o início da atual gestão, em 2014, ganhamos mais força e responsabilidade. Temos mais espaço para participação e debate, por isso, aumenta o compromisso com reflexões cada vez mais consistentes. A expectativa é contribuirmos ainda mais para a gestão eficiente da nossa Unimed”, afirmou o cooperado da homeopatia, Eduardo Filgueiras.
“Tenho 22 anos de formada e me cooperei há três. Fazer parte da Unimed-BH foi uma escolha que mudou minha vida profissional e hoje, eleita como conselheira, sinto que vivo mais um momento de transformação. Estou honrada em representar meus colegas de especialidade e espero aprofundar meus conhecimentos sobre a cooperativa para contribuir com a gestão deste negócio em que eu tanto acredito”, disse a cooperada da clínica médica, Cláudia Vilela.
A eleição. Pela primeira vez realizado totalmente on-line, o processo eleitoral aconteceu durante os dias 21 e 25 de setembro, contando com a expressiva participação de 3441 médicos cooperados, que aprovaram o sistema eletrônico por sua conveniência e praticidade.
O sistema de votação utilizado, criado pela empresa DataNext, é certificado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e foi auditado antes, durante e após votação pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep/UFMG), oferecendo total segurança e confiabilidade.
Curiosidades. Durante a votação, os acessos ao hotsite da eleição foram feitos 51,69% por meio de desktops e 48,31% via dispositivos móveis, totalizando 5.376 visitas à página na internet. Destes acessos, foram registrados 93,65% no estado de Minas Gerais, sendo que as demais visitas foram realizadas de outros 15 estados brasileiros e, curiosamente, de países como Estados Unidos, França, Dinamarca, Uruguai, Argentina e Portugal – o que comprova a efetividade da estratégia para abrangência da participação dos cooperados.