skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Unimed-BH, Sinmed-MG e Fencom debatem o trabalho médico no atual cenário da saúde

Webinar realizado pelo Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, no dia 19 de março, reuniu representantes das entidades para discutir os desafios dos médicos com o aumento da concorrência e a pejotização.
 

Os médicos em atuação e os que ainda vão se formar provavelmente encontrarão um cenário cada vez mais desafiador no mercado de trabalho. Com as mudanças no setor de saúde suplementar, vínculos empregatícios frágeis e o aumento da concorrência, as oportunidades de emprego serão cada vez menores e menos rentáveis para os médicos. Diante desse futuro cheio de incertezas, o Conselho Regional de Medicina promoveu um webinar no dia 19 de março, com a presença do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), a Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom) e a Unimed-BH.

A presidente do CRM-MG, Cibele Alves de Carvalho, fez a abertura do evento e pontuou alguns fatos que estão ocorrendo em Minas Gerais e que impactam diretamente o trabalho dos médicos. “Estamos vendo várias fusões e aquisições ocorrendo em Minas, mas que não envolvem o corpo clínico diretamente. Também vemos mudanças nas formas de contratações. Tudo isso impacta a nossa profissão e o papel do médico”, declarou. A presidente ressaltou que, atualmente, com a pandemia, a população está mais consciente da relevância do médico na sociedade e da dedicação dos profissionais para salvar vidas.
 

Evento ocorreu na sede do CRM-MG com público restrito, mas foi transmitido ao vivo pelo Youtube e contou com a participação de vários médicos.
 

O presidente do Sinmed, Jordani Campos Machado, apresentou um perfil dos médicos, com dados atualizados sobre número de profissionais em atuação no Brasil e no Estado, e as formas de contratações disponíveis no mercado. Em sua fala, Jordani enfatizou o crescimento da terceirização do trabalho médico. “Os médicos estão tendo que trabalhar mais horas e manter mais empregos para conseguirem honrar com as suas despesas e manter o seu padrão de vida” alertou. Segundo Jordani, em Minas Gerais está ocorrendo um aumento da terceirização das unidades de saúde públicas e que isso impacta, principalmente, a remuneração dos médicos que são terceirizados.

A Fencom foi representada pela diretora-presidente, Cáthia Costa Carvalho Rabelo, que reforçou a importância das cooperativas médicas. “Acreditamos que o cooperativismo é uma forma extremamente importante de defesa do trabalho médico. A Fencom trabalha diariamente pelo fortalecimento da categoria, aumentando a nossa atuação política na sociedade”, relatou. A diretora destacou ainda algumas cooperativas que são modelos de sucesso no Estado, como a cooperativa de médicos da Santa Casa (SantaCoop) e a Unimed-BH, e falou sobre os impactos de recentes aquisições e o encerramento de cooperativas médicas. Em sua apresentação, Cáthia, destacou a atuação da Unimed-BH na pandemia, com a ação que antecipou quase 70% da produção mensal para os médicos.

O diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, encerrou o evento com uma apresentação sobre a atuação da Cooperativa, que é hoje uma das maiores do Brasil com 5,4 mil médicos cooperados, e sobre as mudanças que têm ocorrido no mercado local com a entrada de novos players. “O mercado mineiro tem sido amplamente procurado pelas operadoras que querem expandir seus negócios. Desde o ano passado, estamos vendo uma grande movimentação com a entrada de duas empresas grandes do setor, a Hapvida e a NotreDame Intermédica, além da chegada da Rede D´Or e o IPO da Rede Mater Dei”, declarou. Samuel fez questão de destacar como funciona o modelo de negócio das empresas com participações acionárias e das cooperativas. “Nas cooperativas, os resultados são entregues aos cooperados e, já a operadora de saúde acionária, os resultados vão para os acionistas”, afirmou.

O presidente da Unimed-BH também pontuou que essas empresas são, em sua maioria, verticalizadas e não privilegiam a rede credenciada local. Por fim, Samuel reforçou a importância da união de todos as entidades e cooperativas para fortalecer e valorizar o trabalho dos médicos.


Saiba mais: os interessados em assistir ao evento podem acessar o conteúdo que está disponível no Youtube do CRM-MG. Clique aqui!

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top