Unimed-BH se destaca entre as cooperativas de Minas Gerais
Saiu mais uma edição do anuário do Sistema Ocemg, documento que reúne informações sobre o cooperativismo mineiro e tem como objetivo registrar os principais dados econômicos, financeiros e sociais das cooperativas mineiras. Além de apresentar indicadores de desempenho que mensuram a eficiência das atividades das cooperativas e os efeitos dessas atividades no desenvolvimento da sociedade, o balanço consegue mostrar as tendências do setor.
O documento de 2023 traz os principais dados referentes ao ano de 2022 e aponta a resiliência como uma forte característica para manter o protagonismo do sistema cooperativista e seu constante crescimento sustentável. Para o levantamento foram consolidadas as informações a partir da avaliação de dados fornecidos pelas cooperativas que responderam à pesquisa e autorizaram a divulgação.
RAIO-X DO COOPERATIVISMO
O estudo mostra que 39% das cooperativas brasileiras estão na região Sudeste, sendo que só em Minas são 803 cooperativas, o que representa 42% deste total. Além disso, as cooperativas possuem 12,8% de participação no PIB de MG.
Entre todas as cooperativas do Estado, a Unimed-BH figura entre as 5 primeiras posições em seis dos sete rankings: receita total, sobras antes das destinações, ativo total, patrimônio líquido, capital social e número de empregados.
SEGMENTO DE SAÚDE
Nos últimos cinco anos as cooperativas de saúde apresentaram um crescimento de 32%. O número de cooperativas caiu de 124 para 120, mas os ativos totais tiveram um aumento de 57,3% e o patrimônio líquido cresceu 74,6%. O capital social, formado pelas quotas-partes dos cooperados apresentou um crescimento de 55,6% nos últimos cinco anos, sendo 10,9% em relação a 2021.
Considerando apenas este setor, a Unimed-BH ocupa o primeiro lugar em todos os rankings: receitas totais, sobras antes das destinações, número de usuários, ativo total, patrimônio líquido, capital social, número de cooperados e número de empregados.
Para mais informações acesse o documento completo no site da Ocemg.