skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Unimed-BH lança nova fase da campanha que alerta sobre notícias falsas

Cooperativa tem reforçado em suas comunicações internas a importância de combater as Fake News e como elas impactam o setor da saúde

Notícias falsas circulam pela internet e redes sociais o tempo todo. Elas estão em todas as partes e viralizam, principalmente no whatsapp e outras redes sociais. Os impactos são enormes e podem trazer sérias consequências, principalmente quando o assunto é saúde. Infelizmente muitas pessoas acreditam e repassam informações incorretas aos seus familiares e amigos sem verificar a veracidade.

Para alertar cooperados e colaboradores sobre a importância de identificar o que é verdadeiro antes de compartilhar, lançamos uma nova fase da nossa campanha de combate às Fake News. As peças reforçam a necessidade do combate às notícias falsas e serão divulgadas durante o mês de março.

Conheça a nova fase da campanha:

Com o slogan, ESCOLHA SEMPRE A VERDADE, a campanha reforça que a qualquer pessoa tem a liberdade de compartilhar as informações, mas também deve ser responsável e cuidadoso com o que repassa. Aqui na Cooperativa temos os nossos canais oficiais de comunicação. A Unimed-BH divulga notícias, novidades e também se posiciona com transparência sobre os assuntos atuais da área de saúde. Caso receba alguma informação sobre a Unimed-BH, sempre verifique a veracidade. Na dúvida, não compartilhe.

Dessa forma, você age como promotor da marca e defensor dos nossos valores, entre eles a ética nos relacionamentos e compromisso com o cliente. Isso faz toda a diferença para a nossa reputação.

Verifique a informação:

Em relação às notícias sobre a área da saúde que circulam em redes sociais e whatsapp, segue sugestão de como verificar se a informação é uma Fake News.

Segue abaixo uma relação de sites de checagem:

 

Agência Lupa

A Agência Lupa é primeira do setor de checagem de fatos a ser criada no Brasil. Ela está ligada ao site Folha de S. Paulo. Para entrar em contato com a Lupa, basta mandar uma mensagem no site https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/ na parte Sugestão de Checagem.

Fato ou Fake

Criado pelo grupo Globo, Fato ou Fake faz a apuração de notícias falsas com uma equipe composta por jornalistas que trabalham em veículos do grupo. No dia 11 de novembro, o Fato ou fake lançou um bot exclusivo no WhatsApp. O objetivo é permitir que os brasileiros solicitem a checagem de conteúdos duvidosos disseminados na internet e no celular. O serviço também vai informar as últimas verificações feitas pela equipe de checagem do Grupo Globo. O Fato ou Fake reúne jornalistas de G1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, Globo News e TV Globo. Conheça: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/

Se você quiser fazer uma denúncia de alguma notícia falsa, pode ir à página do Facebook do Fato ou Fake, ou mandar uma mensagem para o WhatsApp, através do número (21) 99474-1741 – ou clicar em glo.bo/whatsappfatooufake.

Ministério da Saúde

Para combater as Fake News sobre saúde, o Ministério da Saúde disponibilizou um número de WhatsApp para envio de mensagens da população. Segundo o portal do Ministério, o canal não é um SAC ou tira dúvidas dos usuários, mas um espaço exclusivo para receber informações virais, que serão apuradas pelas áreas técnicas e respondidas oficialmente se são verdade ou mentira. Qualquer cidadão poderá enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de continuar compartilhando. O número é (61) 99333-8597.

https://antigo.saude.gov.br/fakenews/

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top