Unimed-BH fomenta discussões em evento de gestão cooperativista
A Unimed-BH marcou presença no WCM’22, o maior evento de gestão do setor cooperativo no mundo, que aconteceu nos dias 17 e 18 no Minascentro, em BH, mas que também teve transmissão on-line.
No Cooptech, o diretor-presidente, Frederico Peret, participou do painel Como tornar a inovação estratégica e prioritária nos investimentos das cooperativas, junto com o CEO do Sicoob Credicitrus, Walmir Segatto e da vice-presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira, Heloisa Helena Lopes. No bate-papo, os painelistas reforçaram a importância de fomentar uma cultura da inovação dentro das empresas, pois só assim é possível criar um ecossistema realmente robusto.
“A área de saúde é um campo fértil para inovação, pois temos oportunidades em muitas frentes. E as lideranças têm um papel fundamental. Elas são responsáveis por fomentar a cultura da inovação, trabalhando o mindset das equipes para que tenhamos inovações incrementais, por exemplo. E a intercooperação ajuda muito nessa troca”, pontuou Frederico.
Na sequência, Frederico participou do Palco 360, no painel em conjunto com o Dr. João Augusto Fernandes, presidente da Sicoob Credicom. Abordando O papel da inovação em prol da sustentabilidade, Frederico destacou a importância da inovação em todas as frentes da essência do nosso negócio, além dos princípios cooperativistas, que é, por si só, são um impulsionador dos critérios ESG.
“A cooperativa é feita por pessoas para pessoas. Precisamos inovar tendo em mente o que elas sentem e desejam, pois, só assim, faremos escolhas que antecipam tendências e que apoiam na construção de um mundo mais sustentável. Afinal, o novo é coletivo”, finalizou.
Discussões em todas as frentes
Além do diretor-presidente Frederico Peret, outros líderes da cooperativa também contribuíram em painéis. No Cooptech, o Superintendente de TI, Ezequiel Ribeiro Silva, apresentou um case prático na palestra Experiência digital do cooperado: os cases de duas cooperativas que usaram a tecnologia para se aproximar dos associados. Já a superintendente de Pessoas, Júnia Rodrigues, compôs um painel do CooperaRH, contribuindo com a discussão sobre Como o RH pode apoiar a inovação e transformação digital nas cooperativas.