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Unimed-BH é reconhecida como a 3ª operadora de saúde mais inovadora do Brasil

A Cooperativa conquistou a 3ª posição no ranking anual Valor Inovação, divulgado no dia 27 de outubro. A Consulta On-line, a Inteligência Artificial e a robotização estão entre as iniciativas de destaque da Unimed-BH

A Unimed-BH tem a inovação em seu DNA e os seus 50 anos de história são marcados por projetos pioneiros que vêm impulsionando as transformações no setor da saúde. Nos últimos anos, atenta e antecipando tendências, a cooperativa tem investido em projetos ligados à transformação digital, à adoção da inteligência artificial, à integração do cuidado e à robotização e automação de processos. Diante disso, a Cooperativa acaba de ser reconhecida no Ranking Valor Inovação como uma das operadoras de planos de saúde mais inovadoras do Brasil, ocupando a 3ª posição e subindo 20 posições em relação ao ano de 2020.

O reconhecimento da Valor Inovação se deve principalmente pelas diversas iniciativas de transformação digital realizadas pela Cooperativa nos últimos anos. A Unimed-BH foi a primeira em sua área de atuação a lançar a Consulta On-line Coronavírus, apenas sete dias depois da declaração da pandemia pela OMS. Além disso, continuou em ritmo acelerado, seus projetos estratégicos de ampliação do uso da inteligência artificial, integração do cuidado e automação de processos.

Os projetos de inovação na Unimed-BH são de grande impacto na vida de todos os nossos clientes, a Consulta On-line, por exemplo, foi extremante positiva no gerenciamento dos casos da COVID-19 e reforçou a nossa atuação como uma empresa inovadora, que sempre busca soluções para a melhoria da qualidade assistencial. Com a Consulta On-line Coronavírus conseguimos uma redução em cerca de 50% no atendimento presencial em Pronto Atendimento, contribuindo para proteger a população dos riscos de contágio do novo coronavírus. Em menos de um ano e meio já ultrapassamos meio milhão de consultas online realizadas”, reforça o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam.

A Consulta On-line como estratégia de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus foi só o início. O projeto serviu de base para lançamento de novos produtos dentro da Cooperativa.  “A partir desse projeto, nós expandimos os serviços voltados para os clientes, levando a transformação digital para o portfólio de produtos da Unimed-BH. Em dezembro de 2020, lançamos o primeiro plano 100% digital, o Bem Digital, e em abril de 2021, colocamos em funcionamento o Pronto Atendimento On-line para consultas de pequenas urgências”, afirmou Samuel Flam.

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Inteligência artificial e robôs na saúde

Não só na telemedicina que a Unimed-BH tem se destacado. A Cooperativa também tem desenvolvido soluções de ciência de dados e em inteligência artificial para modernizar, inovar e resolver problemas de negócio na operação assistencial e administrativa. Atualmente, são 15 modelos de inteligência artificial em operação e mais 18 modelos de Machine Learning e Deep Learning em desenvolvimento.

Nesse contexto, destaca-se o Cuidado Integrado, plataforma tecnológica que integra informações assistenciais dos clientes junto com soluções de desenvolvimento próprio baseadas em inteligência artificial, permitindo às equipes de atenção à saúde classificar e marcar os clientes da Unimed-BH de acordo com diferentes características assistenciais. Dessa forma, a Cooperativa pode definir prioridades e orientar a jornada assistencial de acordo com a necessidade do cliente. Em 2021, a frente de inteligência artificial da empresa também obteve grande avanço por meio de uma nova parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) que resultou na criação do Centro de Inovação em Inteligência Artificial para a Saúde (CIIA-Saúde). Esta parceria se junta a outras já existentes, que envolvem a Kunumi, startup brasileira referência em inteligência artificial, a Amazon Web Service (AWS) e novamente a UFMG na constituição do Data Lab Unimed-BH.

E por fim, exemplificando os avanços em robotização, a Unimed-BH se tornou uma das pioneiras na ideação e construção de um Centro de Distribuição Automatizado. Para isso, o Centro conta com um robô, sensores e Internet das Coisas (IoT) que possibilitam um novo processo de cadeia logística envolvendo automação nos processos de recebimento, fracionamento, etiquetação, armazenagem e distribuição de medicamentos, materiais médicos, e demais insumos hospitalares na rede própria da Unimed-BH. “Para se ter dimensão, estamos falando de uma atuação em 34 municípios, uma rede de atendimento própria e um sistema de logística composto por compra, transporte, armazenamento, distribuição e entrega dos mais variados insumos necessários para operação e provimento de saúde aos mais de 1,37 milhão de clientes”, explica Samuel Flam.

Segundo Samuel Flam, a Unimed-BH mantém um investimento contínuo em inovação. “Nossos projetos trazem benefícios diretos para clientes, médicos cooperados, colaboradores, comunidade e parceiros. Vamos continuar valorizando as iniciativas que reforçam o nosso DNA inovador. Esse é o caminho para as empresas de saúde que querem continuar crescendo no mercado”, reforça.

 

 

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