skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Unimed-BH debate inovação e intercooperativismo no WCM 2023

Com o tema “Criar, vencer e agir num mundo em constante evolução”, o World Coop Management (WCM) discutiu o universo cooperativista nos dias 16 e 17 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte, reunindo adeptos do movimento de diversas partes do mundo. A Unimed-BH foi destaque em vários momentos, por meio de palestras e de seu estande interativo.

  
As mensagens dos visitantes eram exibidas de forma imediata em nosso estande

Reproduzindo um miniestúdio de gravação, o estande da Unimed-BH, em parceria com o Sicoob Credicom, promoveu uma ação interativa alinhada ao sexto princípio cooperativista: a intercooperação. Os visitantes podiam gravar um depoimento sobre boas práticas e compartilhar experiências que giravam em torno do tema “O futuro nos reserva mais possibilidades quando estamos de mãos dadas”. O objetivo era inspirar outras cooperativas e criar um círculo virtuoso de intercooperação. Os depoimentos foram transmitidos no telão instalado no espaço e agora estão reunidos no ambiente virtual “O futuro do cooperativismo”, que você pode conferir clicando em http://ofuturodocooperativismo.com.br.

Intercooperação e inovação no ecossistema

No dia 17 de outubro, com o mesmo tema do estande, o diretor-presidente da Unimed-BH, Frederico Peret, participou do Palco 360, com transmissão ao vivo aos participantes que assistiam de forma digital. O espaço teve como proposta promover a troca de experiência e dar visibilidade ao conteúdo de empresas e líderes do setor cooperativo.

Em um bate-papo com o presidente do Sicoob Credicom, João Augusto Fernandes, eles recuperaram a história da fundação das duas cooperativas, que têm em comum o fato de terem sido fundadas por médicos e que, por meio da intercooperação, garantem os benefícios oferecidos aos cooperados e realizam importantes entregas para a sociedade.


Frederico Peret e João Augusto Fernandes (Sicoob Credicom) na transmissão do Palco 360

Já a palestra do dia 16 de outubro foi no Cooptech Summit, que abordou casos práticos e debates sobre o uso da tecnologia para fortalecer os pilares econômico e social das cooperativas, de modo a inseri-las na economia digital. Frederico Peret falou sobre “Inovação, transformação digital e cultural: uma mudança de mindset”.


A mensagem central do nosso diretor-presidente: as pessoas estão no centro da inovação

Ele indicou que a inovação depende de uma cultura organizacional forte para ser transformacional (para potencializar o presente), disruptiva (para avançar em direção a um novo futuro) e abrir novas oportunidades (para desenvolver novas alternativas). Ele listou as iniciativas conduzidas pela Cooperativa em cada uma dessas frentes, como o programa Juntos Inovamos, que fomenta ideias transformadoras no âmbito interno; e a inovação aberta, feita em parceria com as universidades, como o CIIA Saúde (Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial), grupo capitaneado pela Universidade Federal de Minas Gerais que pesquisa a aplicação da IA no setor. Em 2022, 16 programas do CIIA Saúde foram aprovados, sendo dois com participação direta da Unimed-BH e outros seis que nos interessam diretamente.

Como exemplo às cooperativas presentes, nosso diretor-presidente ainda destacou os 21 modelos de inteligência artificial desenvolvidos pela Unimed-BH, responsáveis, por exemplo, pelo robô autorizador, que garante agilidade na autorização de procedimentos e exames; e os outros 14 modelos que estão em desenvolvimento e que atuarão em áreas como recomendação, para ajudar o cliente no momento de escolher uma consulta; e um algoritmo de identificação de risco das gestantes que são clientes da Cooperativa.

Frederico Peret ressaltou que são infinitas as possibilidades que a tecnologia oferece ao cooperativismo, independentemente do segmento, contribuindo para a sustentabilidade do negócio, e chamou atenção à responsabilidade da liderança.

“A inovação precisa ser abraçada pela liderança, que deve estar sempre engajada. Para a inovação fluir transversalmente, precisamos de abertura para que as pessoas exercitem sua capacidade analítica e reflexiva para apresentar melhorias e inovações, pois são as pessoas que propõem o novo”, concluiu em sua mensagem aos presentes.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top