Unimed-BH Convida promoveu encontro com médicos escritores
“Os colegas cooperados deixaram de lado a caneta da prescrição para pegar a caneta da criação. Desejo que todos continuem trilhando o caminho ladeado, de um lado, pela Medicina, e de outro, pela Literatura”. A fala do cooperado de Neurocirurgia e também escritor, Jair Raso, mostra o significado do Unimed-BH Convida de 6 de outubro. A noite foi de lançamento da publicação Contos, resultado do Edital Instituto Unimed-BH de Literatura, que convidou os médicos cooperados a mostrarem seu talento para a escrita.
Dez textos foram selecionados entre os 42 inscritos, compondo a publicação. A iniciativa foi realizada em parceria com a Academia Mineira de Letras (AML). “É sumamente gratificante esta ação conjunta da Unimed-BH e dos médicos participantes das oficinas literárias realizadas na Academia Mineira de Letras, nos meses de abril, maio e junho. Considera-se o sucesso da produção aí traduzida em contos, crônicas e poemas. Que não se interrompa este fazer literário, para o aprimoramento de nosso idioma e a escrita com o valor da palavra plena, dom de vida”, disse a presidente da AML, Elizabeth Rennó.
Para o diretor de Serviços Próprios da Unimed-BH, Paulo Pimenta, a noite foi oportunidade de celebrar o movimento natural para o qual a prática profissional da Medicina nos impulsiona: o exercício da escrita. “Lidamos com os seres humanos em seu todo. Conhecemos as pessoas não somente pelo físico, mas também pela alma. Essa nossa sensibilidade, que nos torna bons profissionais da Medicina, é também o valor que trazemos para nossas relações e para a forma como interagimos com a inspiração. Nossa capacidade de ouvir as pessoas também se traduz na forma como expressamos a beleza e o cotidiano contando histórias, combinando palavras, construindo ideias”, explicou.
O médico escritor
O evento contou, também, com a palestra do médico e escritor João Amílcar Salgado, titular de Clínica Médica da UFMG e criador do Centro de Memória da Medicina de Minas Gerais. Ele promoveu, de forma bem-humorada, uma viagem pela história da humanidade, mostrando como as diversas correntes teóricas e filosóficas, além do próprio desenvolvimento econômico e social, influenciaram pensadores, que também eram médicos ou tinham relação com médicos. Especialmente, mostrou como obras de literatura são registros importantes e grandes fontes para o aprendizado sobre Medicina.
Sessão de autógrafos
O evento foi finalizado com a sessão de autógrafos dos cooperados autores dos contos selecionados.