skip to Main Content

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Arquivos por Ano/Mês

Edições

Unimed-BH adota medidas emergenciais diante do agravamento da pandemia

As ações têm o objetivo de priorizar a vida e evitar que falte recursos para os pacientes.

 

Um ano se passou desde a confirmação do primeiro caso da COVID-19 em Minas Gerais e, infelizmente, estamos vivendo um dos piores momentos da pandemia no Brasil.

Nova variante, aumento da propagação do vírus, número crescente de mortes, evolução rápida dos pacientes para internação e UTI, aumento de casos confirmados nas faixas etárias mais jovens, hospitais com 100% de ocupação de leitos: ESTE É O CENÁRIO QUE TEMOS VISTO PREVALECER NAS ÚLTIMAS SEMANAS E NOS REVELA A VERDADEIRA BATALHA PELA VIDA QUE AINDA PRECISAREMOS ENFRENTAR.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o Estado soma, atualmente, 946.556 infecções pelo novo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 7.745 casos da doença e 263 mortes (dados de 11 de março de 2021).  

Não há dúvidas de que o momento é um dos mais críticos vividos até aqui e a Cooperativa tem se posicionado ativamente no enfrentamento à doença. Estamos acompanhando diariamente os dados epidemiológicos e o agravamento da situação pelo Brasil. Em várias regiões de Minas Gerais o cenário é bastante preocupante. O fechamento do comércio e o toque de recolher já são uma realidade em diversos municípios da região metropolitana, reflexo da gravidade da situação.

Confira abaixo algumas notícias e os números atuais da pandemia em nosso Estado e na cidade de Belo Horizonte:

 


Fonte: Boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) de 11 de março de 2021.

 


Fonte: Boletim epidemiológico da Secretaria de Municipal de Saúde de Belo Horizonte de 11 de março de 2021.

 


Fonte: Jornal Estado de Minas – 10 de março de 2021

 

Entenda as medidas que foram necessárias para assegurar a assistência aos clientes e preservar as vidas

Diante deste cenário, a Unimed-BH tem tomado medidas emergenciais com o objetivo de priorizar a vida e evitar que falte recursos. São decisões difíceis, mas necessárias nesse momento. Entre essas medidas, está a suspensão, mais uma vez, das cirurgias eletivas para todos os clientes da Cooperativa desde o dia 8 de março, conforme divulgado em nossos canais de comunicação, exceto as cirurgias de urgência e as para tratamento de doenças cardiovasculares e oncológicas. A definição se aplica à nossa Rede Própria e Prestadora.

Lembramos que, somente em nossa Rede Própria, registramos nos últimos dias taxa de ocupação superior a 90% nos leitos de UTI destinados a pacientes com suspeita ou confirmação da doença.

Clique aqui e leia como se dará a comunicação com os clientes com cirurgia agendada e quais os casos serão tratados como exceção.

 

OUTRAS MEDIDAS QUE VEM SENDO ADOTADAS PELA COOPERATIVA DIANTE DO AGRAVAMENTO DA PANDEMIA (algumas medidas mais recentes e outras que já haviam sido tomadas anteriormente):

:: Ainda no mês de março, a Cooperativa vai reabrir o Hospital Unimed Betim (unidade Centro) com novos leitos de internação que serão destinados exclusivamente aos pacientes diagnosticados com a doença. 

:: Contratação imediata de profissionais para a linha de frente: atualmente são mais de 170 vagas abertas.

:: Criação de novos leitos de UTI respiratória no Hospital Unimed – Unidade Betim e Hospital Unimed – Unidade Contorno. 

::  Adequação de leitos para internação clínica de pacientes adultos com suspeita ou confirmação da COVID-19 no Hospital Infantil São Camilo Unimed.

:: Criação de um serviço de pronto-consulta para as pequenas urgências clínicas nos Centros de Promoção da Saúde unidades Santa Efigênia e Pedro I, com funcionamento durante 7 dias por semana, das 9h às 21h. 

:: Desde o início da pandemia, a Cooperativa oferece aos seus clientes o serviço de Consulta On-line Coronavírus, que já realizou 245 mil consultas on-line desde março de 2020, e o telemonitoramento de pacientes com suspeita e confirmação da COVID-19.

:: Em abril, será aberta uma nova unidade de pronto-atendimento no Centro de Promoção da Saúde – Unidade Pedro I.

 

A Cooperativa alerta para a importância do envolvimento de toda a população no combate à COVID-19 e tem orientado permanentemente sobre a necessidade de manter as medidas de prevenção, especialmente o isolamento social e o uso de máscaras.

Reforçamos que a Cooperativa realiza o monitoramento contínuo dos dados epidemiológicos e a demanda por leitos em toda a rede (Própria e Credenciada). As medidas citadas acima têm sido fundamental para a oferta de assistência de qualidade com segurança aos nossos clientes, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia.
 

A situação está ainda mais crítica agora. Precisamos estar juntos para enfrentar essa batalha. 

Mais do que nunca, é preciso manter o isolamento social, fazer uso de máscaras e higienizar as mãos. As medidas são recomendadas mesmo para quem já teve confirmação da doença ou tenha sido vacinado.

Depende de você, depende de todos nós!
 



>>> Clique aqui e leia a reportagem do jornal O Tempo sobre a suspensão das cirurgias eletivas pela Unimed-BH após taxa de ocupação em leitos de UTI ultrapassar 90%.

 >>> Clique aqui e leia a matéria do jornal Estado de Minas sobre número de mortes e infectados no Estado. Segundo a reportagem relatou, número mais que dobrou este ano em relação ao pico de 2020. Óbitos por dia aumentaram 112,4% e casos subiram 131,4%
 

Back To Top