Uniformes e adornos nos Serviços Próprios: veja orientações de segurança do trabalho
Blusa e calça verdes ou jaleco e calça brancos. Esses são os uniformes dos profissionais que trabalham nas Unidades Próprias, que também devem seguir recomendações relacionadas aos adornos utilizados. Para quem faz parte das equipes assistenciais, é necessário cumprir a orientação de segurança do trabalho definida pela Norma Regulamentadora 32 (NR-32), da Anvisa.
O que a NR-32 recomenda
:: Não usar anel, brinco, relógio, pulseira, aliança, piercing, cordinha do crachá, colar ou qualquer tipo de acessório considerado adorno. :: O sapato deve ser totalmente fechado, ou seja, não deixar aparente o calcanhar, peito do pé, dedos ou mesmo as laterais. :: Para quem tiver o cabelo abaixo da linha do queixo, a orientação é que ele esteja preso. |
E para quem vale tudo isso?
Os profissionais (colaboradores assistenciais e administrativos, médicos e terceirizados) que atuam em unidades hospitalares e ambulatoriais devem seguir as diretrizes da NR-32. A falta desse cumprimento implica em riscos de segurança e contaminação, e a Unimed-BH pode receber multas em fiscalizações.