Um exemplo de superação e amor pelo esporte
Conheça a história da cooperada Érika Mendes dos Santos, ginecologista do corpo clínico da Maternidade Unimed – Unidade Grajaú
Disciplina é a palavra-chave para a cooperada Érika Mendes dos Santos quando o assunto são os benefícios do esporte – uma paixão antiga da médica ginecologista. Érika conta que desde jovem é praticante de artes marciais, o judô mais especificamente, e que quando se preparava para prestar vestibular conseguiu perceber ainda mais as vantagens do esporte. “A paixão ficou ainda mais forte quando eu estava estudando para o vestibular de medicina. Por meio da prática esportiva, consegui desenvolver a disciplina para me manter focada nos estudos. E isso foi fundamental para meu sucesso”, conta.
Mas os desafios da vida e a rotina pesada como médica afastaram a cooperada do treino diário – apesar de seguir como Diretora da Liga Mineira de Judô. Foi durante a pandemia, justo quando as práticas esportivas ficaram bastante prejudicadas, é que a médica sentiu um grande desejo de voltar a treinar. “Decidi colocar meu filho Daniel, de seis anos, em uma aula on-line de Karatê. Ele gostou tanto que, logo que foi possível, começamos – nós dois – a frequentar um treino presencial”, disse.
O Daniel, inclusive, tinha tudo para gostar mesmo de artes marciais. Érika conta que a inspiração para o nome do seu filho foi o personagem principal do filme Karatê Kid: o Daniel-San.
Cooperada Érika Mendes dos Santos com seu filho Daniel, de 6 anos.
Da paixão à competição
A dedicação e comprometimento de Érika sempre a levaram longe. E neste retorno à prática esportiva não foi diferente. Em pouco tempo frequentando as aulas de Karatê junto de seu filho, a cooperada se desenvolveu o suficiente para ser capaz de competir. “Fui chamada para disputar o Campeonato Mineiro de Karatê e entrei para história ao conquistar, no ano de estreia da academia Seiryu Dojo nessa competição, sua primeira medalha de ouro. Agora, em janeiro de 2022, terei oportunidade de competir pelo campeonato brasileiro”, destaca.
Ela defende que a mudança de hábitos por meio do esporte traz grandes benefícios para a vida das pessoas, que vão muito além da possibilidade de competir. “O esporte é transformador e contribui para a qualidade de vida em muitas formas: ele tira as pessoas de situações de pobreza, depressão, promove equilíbrio emocional e ensina valores – como é o caso das artes marciais que pregam a tolerância e o respeito aos mais velhos.", reforça a cooperada.
A importância do incentivo
Érika contou ainda que tem acompanhado os jogos olímpicos e que acredita que o desempenho dos atletas brasileiros só não é melhor pela falta de incentivos. “Vemos a conquista da Rayssa Leal, que foi medalha de prata no skate sem praticamente nenhum apoio. Acredito que ela é um exemplo de como o talento dos atletas brasileiros poderia chegar longe se houvesse mais apoio. Tenho esperanças que um dia o esporte será valorizado em nosso país e, neste dia, tudo será diferente”, disse.
A cooperada Érika Mendes dos Santos foi medalha de ouro no Campeonato Mineiro de Karatê