Um elogio ao amor: conheça o livro Bérberis
O membro emérito da Psiquiatria, Bruno Drummond, encontrou na escrita uma forma de expressar algo que Jorge Luís Borges dizia: a literatura é apenas uma forma de sonho guiado. O resultado é o lançamento da obra Bérberis, em 17 de setembro, na livraria Quixote.
O primeiro indício da escolha do autor pela escrita foi há alguns anos quando fez o mestrado em saúde pública pela UFMG. Porém, Bruno se surpreendeu ao perceber que a escrita que o instigava não era acadêmica, mas sim a literária, mais livre.
Nos últimos quatro anos, o autor emergiu nessa narrativa permitindo-se acolher essa escrita. “As palavras para o romance surgiam de vivências, lembranças e fatos cotidianos, além de minha experiência profissional, emergindo como cenas, postas no livro em narrativa ficcional”, conta. Não é à toa que a narrativa fluía frequentemente entre duas cidades: Belo Horizonte e Rio de Janeiro. “A escrita me tomou, era algo que extrapolava. Eu viajava muito para o Rio e escrevia no aeroporto, avião e cafés. Eu não precisava de um espaço silencioso, fui tomado de arranque em modo arrebatador”, relembra.
O autor, formado em medicina, atuou por 35 anos na Unimed-BH na área de Psiquiatria. “O fato de estar sempre em contato com pessoas com diversas questões, com frequência associadas ao sofrimento e à morte, trouxe marcas que contribuíram para a expressão literária”, acredita.
Sobre o livro
“Perpassa em todo o livro algo que nos escapa. Uma palavra que não foi dita num primeiro encontro amoroso, funda a narrativa. O que falta é o que produz o motor do desenvolvimento do texto”, explica Bruno. Segundo ele, esta obra faz lembrar Nadja de André Breton. O texto fala sobre a dimensão do amor, suas vicissitudes e surpresas que ele pode nos trazer. Ou seja, aborda desde a complexidade das relações, os afetos e o romance, até as perdas e a dor.
Pedro, Ana e Lúcia, os personagens, entrelaçam-se numa experiência amorosa. O autor explica que Ana é quem faz a liga entre os três e para isso, rompe com sua própria identidade. Além disso, o enredo é permeado de ponta a ponta por um enigma: o vulto, incitador do crime, e, por isso, trata-se de um suspense ficcional. “A forma emula o tema, dispensa a linearidade, fragmenta a língua e expõe o inacabamento do amor”, finaliza.
Lançamento Bérberis, de Bruno Drummond
O lançamento, pela Editora Quixote-Do, acontece no dia 17 de setembro, das 11h às 15h, na livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho 274, Savassi, BH). O livro já está em pré-venda no site da Editora Quixote e, também, na Amazon.