skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Últimos dias para participar do Concurso Literário AML Unimed-BH 50 anos!

Você tem poucos dias para participar do Concurso Literário AML Unimed-BH 50 anos. As inscrições vão até 6/12 e esta é a sua chance de escrever uma crônica e estar entre os 30 selecionados. Os autores indicados pela Academia Mineira de Letras terão seu texto publicado no livro que vai celebrar, em 2021, as cinco décadas da nossa Cooperativa. E o melhor: você ainda pode levar prêmio em dinheiro! O concurso é realizado pelo Instituto Unimed-BH em parceria com a Academia Mineira de Letras (AML).
 


Confira abaixo algumas dicas importantes e não perca esta oportunidade!
 

1- O seu texto deve seguir o formato de Crônica e abordar o tema Cuidado pela Vida, contando sobre as relações humanas que fazem parte do dia a dia da nossa Cooperativa.

2- Prepare um texto curto, relatando acontecimentos cotidianos. Você pode fazer isso com um tom poético, de humor ou reflexão.

3- Prefira a linguagem simples e traga elementos que ajudam a contar a história, deixando claro o lugar e o tempo em que ela se passa. Pode ser um relato atual, deste ano, por exemplo, ou pode ser um fato mais antigo da sua experiência como cooperado ou como cliente.

4- Lembre-se de indicar o vínculo com a Unimed-BH: é indispensável que os participantes sinalizem qual o vínculo possuem com a Cooperativa no momento da inscrição (se são clientes, colaboradores ou cooperados). 

Filhos e cônjuges também precisam indicar o vínculo. Se forem parentes de cooperados e colaboradores, mas não forem usuários do plano de saúde da Unimed-BH, devem indicar quem é o cooperado, colaborador ou cliente com o qual tenham vínculo. Se forem clientes Unimed-BH, como titulares ou dependentes do plano, devem se inscrever na categoria de clientes, independentemente da relação com cooperados ou colaboradores.

5- Fique atento às orientações de formatação do texto: os textos deverão seguir formatação padrão indicada no regulamento.

6- Não esqueça de copiar o código da sua inscrição no seu texto. 

Para garantir a transparência e imparcialidade do concurso, a equipe que fará a avaliação dos textos não terá acesso às informações sobre os autores. Por isso é imprescindível que os participantes copiem o código fornecido na ficha de inscrição e colem no início do arquivo do texto. Esta código é único para cada inscrito e será a única forma de vinculação entre texto e autor. Os textos não poderão ser assinados ou conter qualquer outra informação que permita a identificação do autor pela comissão julgadora.

 

Lembre-se de ler atentamente o regulamento do concurso! Acesse www.concursoamlunimedbh.com.br e saiba mais.

 

Está precisando de inspiração?

Aproveitamos para trazer um exemplo de texto do presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares.

  Ele é jornalista, Doutor em Literatura e iniciou sua trajetória com a escrita aos 12 anos. Em um texto de sua autoria publicado no jornal Diário do Comércio, ele usa a técnica da Crônica pra contar sobre esse estilo literário. Confira um trecho para se inspirar: 

 

“O seu autor flana pela cidade e descobre fatos, lugares e personagens inusitados, nos quais as pessoas ainda não haviam reparado.

Quando viaja pelo mundo, usa os mesmos óculos, procurando identificar o estranho, ou o insignificante, o que parece desprezível, o que está oculto e merece ser revelado. Se ele percorre os espaços da sua memória, também pode encontrar joias capazes de atrair a atenção do público.

O olhar do estrangeiro é muito benéfico ao cronista, que pode ver de fora o que se passa dentro, sem os vícios típicos de quem é da terra, aceitando a incrível variedade de modos com que o ser humano e a sua cultura se expressam. Não acredito em autor que cultive preconceito ou intolerância.

O cronista é vizinho e amigo do poeta. Ele não julga nem exclui. Ele é espanto e comoção. Compassivo e carinhoso, acolhe o espetáculo da vida em toda a sua grandeza.”

 

Clique aqui e confira o texto completo.

Pra saber mais, acesse o site concursoamlunimedbh.com.br, leia o regulamento e participe! Lembre-se: as inscrições podem ser feitas até 6 de dezembro.

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top