Três perguntas para você entender o atendimento de intercâmbio no Sistema Unimed
Na última semana, abordamos na série “Giro no Sistema Unimed” o propósito da Unimed Participações, sua importância para o fortalecimento do Sistema e falamos sobre o investimento da Unimed-BH na instituição como uma das maiores acionistas.
– Não leu o conteúdo? Clique aqui e saiba mais sobre o tema.
Agora é a vez de você entender como funciona o intercâmbio no Sistema Unimed. Em três perguntas e respostas, entenda melhor essa modalidade de atendimento que fortalece a nossa atuação nacionalmente e contribui para garantir a todos os clientes Unimed acesso a serviços de saúde de excelência, independentemente de sua localização.
:: O que é o Intercâmbio Unimed?
Você já deve ter ouvido falar dos atendimentos de intercâmbio, certo? Eles se dão quando um cliente Unimed é atendido em uma Unimed diferente da sua Cooperativa de origem, que é a Unimed em que está vinculado pela contratação do plano de saúde.
Esse é um grande diferencial oferecido pela marca Unimed ao público. O intercâmbio representa a conexão entre as Cooperativas Médicas do Sistema Unimed e garante acesso a serviços assistenciais de alta qualidade aos beneficiários de todas as Cooperativas do país, independentemente de sua localização. Um verdadeiro trabalho de equipe baseado nos princípios cooperativistas que tem como foco a oferta do melhor cuidado.
VOCÊ SABIA? Cerca de 20% da remuneração destinada a cada médico cooperado Unimed-BH é gerada pelos atendimentos de intercâmbio, que ainda resultam em ganhos extras para a Cooperativa e retornam novamente para os médicos cooperados como parte das sobras distribuídas ao final de cada exercício.
:: Mas, como são realizados esses atendimentos?
Para que o fluxo de atendimento aos clientes Unimed de intercâmbio funcione de forma natural, gerando valor para o cliente Unimed e para cada Cooperativa prestadora dos serviços de saúde em questão, a Unimed do Brasil criou um Manual de Intercâmbio Nacional.
O documento descreve detalhadamente as regras que regem esse processo e devem ser seguidas pelas Unimeds de todos o país. Assim, os atendimentos aos clientes são realizados com qualidade e eficiência sem perder de vista a sustentabilidade do Sistema, já que cada serviço prestado é remunerado de forma justa à Unimed que assume a responsabilidade pelos cuidados com o cliente que está em trânsito no país e necessita assistência.
Os atendimentos de intercâmbio são realizados de acordo com a abrangência do contrato de cada cliente com a sua Unimed. Por isso, ao receber o cliente no consultório ou unidade assistencial, os dados da carteirinha do beneficiário são registrados no sistema de gestão de atendimentos da Unimed-BH, que identifica a cobertura assistencial em questão:
:: Nacional: tem cobertura para atendimento eletivos e de urgência em todo o país.
:: Estadual: o cliente tem acesso a atendimentos eletivos e de urgência no mesmo estado da Unimed em que o seu plano de saúde foi contratado.
:: Regional: os atendimentos eletivos devem ser realizados apenas pela Unimed de origem do cliente, sendo permitida apenas a assistência em caráter de urgência em intercâmbio.
:: No dia a dia de trabalho, os atendimentos de intercâmbio exigem tratativa diferente por parte dos médicos cooperados?
Não. O processo de recepção dos clientes em intercâmbio é realizado seguindo o mesmo fluxo para o registro dos atendimentos aos clientes Unimed-BH, com a apresentação do cartão de identificação do cliente em formato físico ou virtual. A remuneração paga ao cooperado por cada procecedimento executado segue a tabela e as regras do modelo de remuneração vigente em nossa Cooperativa, sem nenhuma diferenciação.
Vale ressaltar que a responsabilidade pela autorização ou negativa dos pedidos registrados para os clientes em intercâmbio é da Unimed de Origem. Ou seja, a realização de exames e procedimentos depende da liberação emitida pela Cooperativa em que o cliente contratou o seu plano de saúde.
IMPORTANTE: em casos de negativa, o cliente deve ser orientado a entrar em contato com a sua Unimed. Nunca devemos imprimir e entregar a negativa para o cliente. A formalização desse retorno é de responsabilidade exclusiva da Cooperativa de origem de cada beneficiário.
Como parte do Sistema Cooperativo Unimed, a Unimed-BH cumpre todas as normas previstas pela Unimed do Brasil para os atendimentos de intercâmbio. O descumprimento das regras previstas pode acarretar penalidades pecuniárias e até mesmo na perda do direito de uso do nome e da marca Unimed.
Por isso, com foco no cumprimento do propósito de cuidar da saúde com excelência, atuamos com comprometimento na oferta de assistência de qualidade a todos os clientes Unimed que buscam atendimento em nossa área de atuação.