Transformação social e cultural no primeiro Café Controverso do ano
"Transformação social e cultural: como podemos avaliar e medir nossas ações?”. Este será o tema em debate no próximo sábado, 27/04, das 10h às 12h, na primeira edição do ano do Café Controverso, iniciativa realizada pelo Espaço do Conhecimento UFMG com patrocínio do Instituto Unimed-BH.
O consultor Rafael Tello, fundador e diretor da NhK Sustentabilidade, empresa de consultoria na área de sustentabilidade e professor associado da Fundação Dom Cabral, é um dos palestrantes convidados. No evento, ele mostrará, sob o ponto de vista conceitual, qual é a importância dos indicadores na avaliação do potencial de transformação social de uma comunidade e como isso pode contribuir também à análise das empresas apoiadoras e executoras. “É importante medir como o recurso está se convertendo em transformação social. A ideia é mostrar como construir essa matriz e como ela se desdobrará em sistemas de gestão. Só dessa forma as entidades patrocinadoras e executoras do projeto terão mais conhecimento sobre os impactos”, afirma.
Também é nossa convidada Clarice de Assis Libânio, graduada em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela UFMG. Autora do Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte, também é coordenadora-executiva da ONG Favela é Isso Aí. Em sua participação no Café Controverso, Clarice falará da sua experiência à frente da organização, que apoia outras associações que atuam com projetos sociais e culturais em Belo Horizonte. Ela apresentará, ainda, cases de acompanhamento e monitoramento de resultados de diversas organizações socioculturais desenvolvidos durante cursos e seminários promovidos pela ONG.
Novo formato do encontro
O Café Controverso, evento gratuito realizado pelo Espaço do Conhecimento UFMG e patrocinado pelo Instituto Unimed-BH, inicia a temporada 2019 com uma nova proposta. A edição Saúde em Pauta, que apresentava temas vinculados à saúde física, se torna a Viver Bem. A mudança busca ampliar a atuação e trazer especialistas para debaterem assuntos relacionados a uma visão mais ampla da saúde, com abordagens sobre transformação social, qualidade de vida e bem-estar.
Café Controverso: Edição Viver Bem
Tema: Transformação social e cultural: como podemos avaliar e medir nossas ações? |