Transformação, protagonismo e inclusão
Se você está na Unimed-BH há algum tempo, talvez conheça essa turma ou pelo menos já ouviu falar deles. Se chegou há pouco na Cooperativa, te convidamos a conhecer esses talentos.
Há 15 anos, a Escola de Artes, projeto realizado pelo Instituto Unimed-BH, transforma o futuro de crianças e jovens, na comunidade Morro das Pedras, ao promover a cidadania por meio da arte.
Criada em 2007 a partir da escuta dos moradores da comunidade, a Escola de Artes é formada por diversas histórias de transformação, pertencimento e superação, e impacta positivamente centenas de famílias a cada ano.
O projeto conta com a parceria do Camaleão Grupo de Dança, responsável por conduzir as aulas de balé clássico, jazz e danças urbanas, do Grupo Cultural Arautos do Gueto, responsável pelo curso de percussão, além da Escola Municipal Hugo Werneck, onde o projeto acontece. Em 2022, a Escola de Artes contou com 12 turmas, mais de 200 alunos inscritos e 178 famílias atendidas.
Para celebrar os 15 anos de sucesso desta iniciativa, o Instituto Unimed-BH preparou uma campanha especial em suas redes sociais e convidou alunos, familiares, professores e parceiros do projeto para compartilhar suas histórias.
Conheça a seguir, em primeira mão, algumas dessas histórias de quem constrói essa trajetória dia após dia:
“Eu era uma aluna muito tímida e depois das aulas na Escola de Artes, aprendi a me expressar. Hoje, acredito que, com meus esforços, posso alcançar todos os meus sonhos.”
Laura Dias, aluna do balé
“A Escola de Artes me dá a oportunidade de fazer uma atividade que eu amo! Meu sonho é continuar aqui para o resto da vida, participando dessa família”.
Sophia de Souza, aluna da percussão
“A ideia é ampliar os acessos, contribuir com a mudança de rotina de crianças e jovens dentro da comunidade e, por meio da arte, torná-los protagonistas de sua própria história.”
Fabiana Romoaldo, coordenadora da percussão, pelo Grupo Cultural do Arautos do Gueto
“A arte contribui na formação do indivíduo como um todo e no desenvolvimento do seu espírito crítico. E o mais incrível, nesse processo, é que ele se estende a todos os envolvidos. Para que tudo aconteça de forma integrada e harmoniosa, é necessário um exercício diário que requer muita dedicação, disposição, envolvimento e, principalmente, amor.”
Inês Amaral, coordenadora dos grupos de dança, pelo Camaleão Grupo de Dança
O Instituto Unimed-BH celebra este marco para a Escola de Artes e agradece aos parceiros e professores, alunos e familiares, colaboradores e médicos cooperados, por caminharem juntos nesta iniciativa.
Siga @institutounimedbh nas redes sociais e acompanhe a campanha comemorativa de 15 anos da Escola de Artes!
Link: https://instagram.com/institutounimedbh
NOSSO COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
A Escola de Artes Instituto Unimed-BH integra o programa de Responsabilidade Social da Unimed BH e para sua realização conta com recursos diretos da Cooperativa, além da doação de médicos cooperados e colaboradores ao Programa Sociocultural Unimed-BH.
Desde 2007, o Instituto Unimed-BH promove ações sociais que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas de Belo Horizonte e região metropolitana. Sua atuação, ao longo dos 15 anos da Escola de Artes, reforça o compromisso do Instituto e da Cooperativa em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), do Pacto Global.
ODS impactados pela Escola de Artes Instituto Unimed-BH: