Tenente Pedro Aihara, que atuou em Brumadinho, trouxe uma reflexão sobre humanidade
O rompimento da barragem em Brumadinho emociona todo o país desde janeiro deste ano. A grande tragédia humana, que vitimou mais de 200 pessoas, foi a inspiração para as reflexões trazidas pelo tenente do Corpo de Bombeiros, Pedro Aihara, na 14ª edição do Encontro de Cooperados. Ele contou histórias sobre as dores das famílias e a atuação da equipe de salvamento, que até hoje está na área do acidente procurando as últimas vítimas.
Aihara traçou um paralelo entre as carreiras de bombeiro e médico, uma vez que ambos os profissionais atuam com pessoas em situações de fragilidade. “Quando uma pessoa liga para o corpo de bombeiros, o que ela quer? Ela não quer apenas atendimento. Ela quer solução e esperança. E uma reflexão importante que devemos fazer é: será que estamos entregando solução e esperança ou apenas trabalho?”, refletiu.
O palestrante destacou o valor da conexão em tempos de distanciamento, reforçando a importância de inspirar pessoas e tratá-las com dignidade e respeito. “Com certeza, quando vocês escolheram a medicina, tinham em mente a importância de cuidar de pessoas. Com o tempo, nosso trabalho vai virando apenas números e, por isso, é fundamental sempre nos lembrarmos das razões da nossa escolha e entender o valor do nosso trabalho”, afirmou Aihara.