skip to Main Content

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Arquivos por Ano/Mês

Edições

Temos novidades na solicitação de Terapias Imunobiológicas

Em nossa busca contínua pela adequação de processos que possam contribuir para seguirmos oferecendo assistência de qualidade, sem perder de vista a sustentabilidade da Cooperativa, discutimos com os Comitês de Especialidades da Unimed-BH sobre uma mudança no fluxo de solicitação de TERAPIA IMUNOBIOLÓGICA – INTRAVENOSA E SUBCUTÂNEA.

A partir das trocas de experiências entre os profissionais convidados para debater o tema, definimos sobre a implementação de melhoria no SOL, conforme detalhamento a seguir:

:: Agora teremos no sistema as opções “INÍCIO DE TRATAMENTO”, “CONTINUIDADE DE TRATAMENTO” e “TROCA DE IMUNOBIOLÓGICO” parametrizadas para a realização de pedidos adequados às necessidades de cada cliente com doenças contempladas pela Diretriz de Utilização da ANS para as Terapias Imunobiológicas. A mudança entrou em vigor no dia 12/7/2023 com as seguintes mudanças no fluxo de trabalho dos(as) cooperados(as) que realizam esse tipo de atendimento:

1)    Para todo “INÍCIO DE TRATAMENTO”, quando o princípio ativo em questão possuir biossimilar* disponível e registrado na ANVISA, essa será a droga disponibilizada pela Cooperativa por meio do “Item Associado” no SOL.

*Biossimilar é um medicamento desenvolvido para garantir os mesmos resultados em termos de segurança, qualidade e eficácia de outra droga já existente. Os biossimilares são medicamentos biológicos, enquanto medicamentos genéricos são produzidos por síntese química.

2)    Nos casos de “TROCA DE IMUNOBIOLÓGICO”, em que houver necessidade de substituição da medicação por falha terapêutica, caso o princípio ativo possua biossimilar disponível e registrado na ANVISA, essa será a droga de escolha que estará disponível no SOL através do “Item Associado”.

3)    Já para os registros de “CONTINUIDADE DE TRATAMENTO”, recomendamos que a possibilidade de utilização de um biossimilar seja avaliada em substituição à medicação comparadora (de referência).

Em caso de dúvidas sobre o processo, a equipe da Gerência de Relacionamento com o Cooperado (GRCO) estará à disposição para esclarecimentos.

Estamos juntos, com você, cuidando da saúde.

Back To Top