Sustentabilidade em pauta
A 14ª edição do Encontro de Cooperados levou ao público reflexões importantes sobre o cenário da saúde suplementar no Brasil. Cézar de Faria, diretor executivo da empresa global de serviços financeiros Morgan Stanley, abordou o tema destacando a relevância de voltarmos nosso olhar para os impactos da inflação médica na sustentabilidade das operadoras: “Apesar do potencial para expansão, o setor da saúde tem enfrentado desafios que colocam as organizações à beira da insustentabilidade”, afirmou.
Além de citar os principais fatores que têm gerado crise no sistema, o palestrante alertou o público sobre a necessidade de reconstrução do atual modelo de negócio. Tudo com foco na redução da sinistralidade para a prestação de serviços com qualidade e eficiência.
“O amadurecimento populacional e o consequente aumento das despesas com a assistência, a pressão pela incorporação de novos procedimentos no rol da ANS e o elevado custo relacionado à incorporação de novas tecnologias têm comprometido a rentabilidade das organizações.”, ressaltou Cézar de Faria.
Nesse contexto, o palestrante falou sobre os novos negócios que têm surgido e sobre a tendência de aquisição ou incorporação de serviços com naturezas complementares. Operações que têm sido cada vez mais realizadas a partir do recurso de investidores e visam à verticalização dos serviços para a melhor gestão dos custos assistenciais.
O momento também foi de alerta sobre a necessidade da Unimed-BH se adaptar às transformações do mercado para se manter competitiva. “Estar no topo não é o suficiente para uma instituição seguir avançando. Como referência no setor, a Cooperativa precisa entender as reais expectativas de seus clientes e ter proatividade para inovar, se tornando protagonista das transformações que o mercado exige”, analisou o economista.
“Esse desafio é de cada cooperado. A atuação de todos é fundamental para que a Unimed-BH não tenha sua solidez apenas como um marco na história”, complementou.