Sorologia para COVID-19: temos informações importantes para você
A Unimed-BH informa que está seguindo resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determinou inclusão do teste sorológico para o novo coronavírus em seu rol de procedimentos, por ordem judicial, mesmo sem análise técnica¹.
No entanto, testes diagnósticos baseados em anticorpos têm apresentado resultados inconclusivos e pouco acurados até o momento.
Reforçamos que o teste mais confiável para diagnóstico do coronavírus, até o sétimo dia do início dos sintomas, é o RT-PCR. Nesse período ele ajuda a direcionar a conduta médica assistencial e orientar sobre medidas protetivas sobre risco de transmissão da doença.
:: Quando solicitar?
O teste é indicado a partir do oitavo dia dos sintomas².
Cobertura obrigatória para paciente que apresente ou tenha apresentado um dos quadros clínicos descritos a seguir:
– Síndrome Gripal: Quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.
– Síndrome Respiratória Aguda Grave: Desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.NR)
:: Como fazer o pedido?
O cooperado poderá solicitar o exame para pacientes ambulatoriais buscando o código 4.03.24.77-0 – SARS COV 2 (CORONAVIRUS COVID 19) PESQUISA DE ANTICORPOS IGA IGG OU IGM (CADA PAR) – no SOL ou Consol.
É necessário informar o número da notificação e preencher o questionário para verificação de conformidade com a Diretriz de Utilização (DUT).
1. A resolução normativa nº 458 da Agência foi publicada no Diário Oficial da União no dia 29 de junho de 2020, em cumprimento à Ação Civil Pública nº 0810140-15.2020.4.05.8300.
2. Clique aqui para conferir publicação da ANS com orientações sobre a realização de testes sorológicos para COVID-19.