Sonhos não envelhecem
Para muitos artistas, o talento para as artes plásticas nasce ainda na infância, mas ele pode ou não ser aflorado. Para a cooperada da Anestesiologia, Maria Virgínia Reis Braccini, não foi diferente. Ela sempre gostou muito de desenhar quando era criança, mas assim que entrou na idade adulta abandonou esse sonho para seguir outros caminhos e foi se dedicar à família e à medicina.
Já adulta e se dedicando à Medicina, Maria Virgínia decidiu retomar esse sonho de infância, como ela conta em seguida. “Na maturidade, resolvi dar uma chance para este lado artístico, comprei material, fiz cursos de extensão à noite na escola de Belas Artes da UFMG. Nas aulas fui mantendo contato com artistas e colegas nesses cursos, fui me envolvendo neste ambiente, e comecei a trabalhar com pintura. Foi então que um professor me incentivou a fazer vestibular para a faculdade de artes plásticas”, afirma.
A médica conta que após esse incentivo do professor ela prestou vestibular e foi cursar Artes Plásticas na UEMG, onde se especializou em pintura e escultura. “Tudo isso em paralelo com a medicina”, declara. Já na Escola Guignard (UEMG), começou a participar de editais, foi escolhida para alguns, participou de grupos de estudo, pesquisa em pintura e começou a fazer algumas exposições.
“Meu estilo de pintura é figurativo, pautado na representação das formas. Quando começo uma tela, normalmente não tenho um tema ou uma ideia em mente, deixo a pintura me levar. Porém, sinto que tenho um fio condutor que guia meu trabalho”, relata.
Ainda atuando na Medicina e com as Artes Plásticas, a anestesiologista afirma que nunca é tarde para seguir seus sonhos. “A pandemia prejudicou um pouco a carreira dos artistas, porque as exposições desapareceram, mas sinto que aos poucos as coisas estão voltando ao normal. Ainda concilio o trabalho como Anestesiologista e a pintura e, atualmente, participo de um grupo de artistas pintores, com foco também em teoria artística”, declarou.
Talento reconhecido
Maria Virgínia Braccini foi uma das cooperadas homenageadas no Dia do Médico de 2022. A cooperada conquistou o 1º lugar na categoria Pintura no concurso “Seu Talento é uma Arte” da Unimed-BH. No concurso ela também teve a oportunidade de expor a sua obra na Galeria do Centro Cultural do Minas Tênis Clube.