skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

“Somos os autores de nossa história. É obrigatório agir para promover mudanças.”

“Neste momento de crise, em que o futuro é nebuloso e as incertezas dominam o cenário, é preciso refletir sobre a realidade e criar soluções para problemas já estabelecidos.” Alertando o público sobre a complexidade dos desafios, Karnal falou sobre a imprevisibilidade do futuro e sobre o poder de atitudes otimistas para lidar com obstáculos e não estagnar: “Não há lógica e certezas na construção do amanhã. Nesse sentido, quanto mais preparados estivermos, melhores chances teremos. É fundamental ter um ciclo contínuo de aprendizado e atualização, tomar decisões mais consistentes, agir para promover mudanças. Estarão seguros somente os que estiverem preparados para conquistar um novo espaço.”

Dentro do propósito do evento “Inovar no presente para construir o futuro”, o historiador afirmou que somente saindo da zona de conforto e protagonizando as mudanças que desejam vivenciar, as pessoas serão capazes de modificar a realidade em que estão inseridas. “Nosso destino é arquitetado no momento presente. Tudo o que vivemos é fruto de nossas experiências, das escolhas que realizamos. Nossas decisões precisam ser cada vez mais estratégicas, nos levando à evolução contínua como indivíduos e cidadãos”, citou.

Neste sentido, a lógica da impermanência é o que move o mundo. Considerando que estar alheio às mudanças é fatal, o professor destacou: “com foco e consciência sobre a responsabilidade de nossas ações, conseguiremos reconfigurar laços, transformar as relações e restaurar o comportamento ético na sociedade. Somos feitos de erros, mas, perfectíveis. Não somos acabados, estamos em construção. Devemos, juntos, controlar nossos defeitos e desenvolver nossas melhores habilidades para alcançarmos o equilíbrio. Essa deve ser a estratégia para realizarmos a real mudança,” concluiu.

Saiba mais sobre a participação do historiador no encontro assistindo ao vídeo abaixo:

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top