skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio e valorização da vida

Você sabia que 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio? Para marcar a data, a campanha Setembro Amarelo acontece desde 2014 no Brasil e dura todo o mês, promovendo a conscientização, desmitificação e prevenção ao suicídio. A iniciativa é da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina. 

E por que esse tema é tão importante? 

Alguns números da ABP ajudam a explicar:

:: Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, como depressão e transtorno bipolar.
:: 1 milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo.
:: Quase a totalidade dos óbitos por suicídio estão associados a um transtorno psiquiátrico que não foi tratado adequadamente ou sequer identificado e acompanhado.
:: O Brasil é o 8º país com mais casos de suicídio no mundo.
:: Nos últimos anos, observou-se um aumento de 30% de suicídios de jovens.

Para jogar luz sobre o tema, várias ações acontecerão ao longo do mês no país, como iluminação de espaços públicos, palestras e movimentos nas redes sociais. 

E na Unimed-BH?

Em apoio à campanha Setembro Amarelo, temas ligados à saúde mental estarão em destaque nos canais de comunicação da Cooperativa ao longo do mês. Abaixo você confere dois conteúdos para que possa ler, assistir e compartilhar com clientes e familiares.

Cartilha Setembro Amarelo 

Informações gerais sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida. Fatores de risco, mitos e verdades e como buscar ajuda são alguns dos assuntos que você vai ver no material. Clique aqui para baixar. 


Vídeo Saúde Mental em Tempos de Crise: como abordar o estresse, sintomas de ansiedade e ideação suicida 

O cooperado da Psiquiatria, Alexandre de Araújo Pereira, fala neste vídeo sobre os sintomas que ajudam a identificar doenças mentais, como ansiedade e depressão. Ele também dá orientações para adultos, idosos e crianças evitarem o estresse e a ansiedade durante a pandemia. Clique aqui para assistir ou veja abaixo.
 

 

 

 

Acolhimento psicológico

Desde maio, os cooperados Unimed-BH podem contar com o serviço de acolhimento psicológico e emocional, oferecido pelo Programa de Saúde do Cooperado.

A ação visa a oferecer aos nossos médicos todo o apoio necessário para a manutenção de sua saúde mental, contribuindo ainda para a construção de relações cada vez mais leves e colaborativas com suas equipes de trabalho, mesmo diante de cenários de crise.
 
Saiba como funciona o serviço: 
– O benefício está disponível a todos os médicos cooperados, seguindo a mesma regra que é utilizada para atendimentos presenciais com os clientes Unimed-BH, inclusive com relação à cobrança de coparticipação.
– As consultas são realizadas por meio de atendimentos virtuais e devem ser agendadas no APP do cliente Unimed-BH ou pelo site dos cooperados www.unimedbh.com.br/cooperados, no menu Meus Benefícios > Saúde do Cooperado > Acolhimento psicológico
– O acesso à plataforma de atendimento poderá ser feito por computador ou smartphone com acesso à internet.
– Ao iniciar a consulta, a câmera do dispositivo usado pelo cooperado deverá estar ativada para realização da validação do atendimento, que é feita por biometria facial. Após a validação, caso se sinta mais confortável, o médico poderá desativar a câmera para dar sequência à sua consulta. 
 
Estamos juntos, com você, para cuidar da saúde. 
 
Para mais informações, entre em contato com a equipe de relacionamento com os cooperados pelo telefone 3229-5454 ou pelo e-mail: atendimentoaocooperado@unimedbh.com.br.
 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top