Segurança do paciente: um cuidado que é de todos
SEGURANÇA DO PACIENTE. Não é de hoje que questões relacionadas à segurança do paciente são motivo de preocupação de quem atua na assistência à saúde. Afinal, esse é um tema que deve fazer parte da rotina diária em consultórios, clínicas e hospitais.
Prevenir e reduzir riscos, erros e danos que possam ocorrer durante a assistência é um papel de todos os profissionais de saúde.
Há algumas semanas, a gente vem abordando nos nossos canais a campanha de Excelência no Atendimento ao Cliente e a “Segurança do Paciente” é uma das etapas que integram essa campanha.
Como cuidar da segurança do seu paciente?
Existem alguns protocolos básicos que os profissionais devem seguir durante o cuidado à saúde. Identificação do paciente, práticas de higienização das mãos, prevenção a quedas são alguns desses cuidados.
Outro tema de grande importância também relacionado à segurança se refere ao registro de informações. Como médico, é fundamental garantir que toda assistência prestada seja registrada em prontuário, de forma clara e completa. Um prontuário atualizado e com informações confiáveis é essencial para a prestação de cuidados em saúde.
E para que você saiba mais sobre os impactos de um registro incompleto ou qual é a conduta adequada no que se refere ao registro de informações, separamos alguns conteúdos preparados pela Universidade Corporativa da Unimed-BH.
Acesse o site universidadeunimedbh.com.br e confira os conteúdos. Você também pode clicar aqui e ir direto aos vídeos sobre o tema.
EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
Na primeira fase abordamos o tema “Experiência do cliente”. Tivemos até a participação da cooperada da neurologia, Juliana Cardoso Leal. Clique aqui para relembrar.
Se você tem interesse em se aperfeiçoar nesse assunto, acesse aqui.