skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Samuel Flam participa de debate sobre o novo mercado da saúde

Diretor-presidente da Unimed-BH foi convidado para encerrar a temporada 2021 da Cátedra Lucasiana, disciplina extracurricular da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais

Na última quinta-feira, dia 28 de outubro, o diretor-presidente da Unimed-BH, Samuel Flam, foi o convidado especial da quarta edição da Cátedra Lucasiana, evento realizado pela Faculdade Ciências Médicas e Fundação Feluma para os alunos do curso de Medicina da instituição. Samuel falou sobre o novo mercado de saúde suplementar, o aumento da concorrência na nossa área de atuação e as mudanças vividas pelo Medicina nos últimos anos.

O evento contou ainda com a presença do Presidente da Fundação Feluma, Wagner Eduardo Ferreira, o diretor da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, José Celso Cunha Guerra Pinto Coelho, e do médico e professor, Geraldo Magela Gomes da Cruz. Em sua fala de abertura, o professor Geraldo Magela elogiou o serviço que a cooperativa vem prestando à sociedade e aos cooperados, principalmente no momento da aposentadoria dos médicos. Já o presidente da Fundação Feluma, Wagner Eduardo Ferreira, destacou o papel humanista da cooperativa, que para ele presta um grande serviço à comunidade.

Durante a sua apresentação, Samuel ressaltou as principais mudanças no setor de saúde suplementar em Minas Gerais como a chegada de novos players. Ele falou também sobre a estratégia dessas companhias, que são em sua maioria empresas de capital aberto que investem na aquisição de unidades e na verticalização. Samuel também destacou a atuação da Unimed-BH e o reconhecimento que a Cooperativa vem conquistando. “Acabamos de ocupar o 3º lugar no Ranking Valor Inovação, uma das principais publicações sobre o assunto no país. Além disso, subimos 20 colocações no ranking geral, ficando à frente de várias operadoras que possuem atuação nacional”, relembrou.

“A Unimed-BH é uma cooperativa sólida, que vem investindo em inovação, na melhoria da qualidade assistencial e na sustentabilidade. Tivemos uma brilhante atuação durante a pandemia e, mesmo com os desafios econômicos vividos pelo país, acredito que manteremos o nosso crescimento esse ano. Também sabemos dos desafios com a chegada da concorrência, mas o nosso grande diferencial é prestar a melhor qualidade assistencial e contar com mais de 5.000 médicos cooperados, além de uma ampla rede prestadora”, afirmou.

Mercado de trabalho

O diretor-presidente ainda falou sobre os desafios na formação de novos médicos. “Acredito que a Medicina vem passando por grandes mudanças e os médicos precisam se adaptar a esse novo mercado e estilo de trabalhar”, afirmou. Ele citou como exemplo a chegada da telemedicina e da inteligência artificial como ferramentas que vieram para apoiar o trabalho médico e não para substituir o profissional.

Samuel ainda destacou os diferenciais de uma empresa de capital aberto e uma cooperativa e como isso impacta na remuneração dos médicos. “Hoje em dia uma empresa de capital aberto contrata os médicos como pessoa jurídica, já em uma cooperativa, o médico é um dos donos e eles também têm poder de decisão dentro das assembleias”, destacou.

 

Saiba mais:

A palestra está disponível no canal do Youtube da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Assista aqui!

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top