Revista científica espanhola aborda experiência da Unimed-BH na pandemia
Neste mês de maio, a revista científica Deusto Estudios Cooperativos trouxe um artigo, assinado pelo advogado especialista em Direito Empresarial e professor, Paulo Braga. Intitulado “Cooperativismo de saúde, mais de meio século de inovações e conquistas atento aos princípios e valores cooperativos”, o texto traz uma abordagem sobre a história do cooperativismo no Brasil, os princípios que norteiam as cooperativas e o sucesso do modelo no setor de saúde do país.
O autor registra no artigo: “Dentre as diversas cooperativas que compõem o Sistema Unimed, destacamos a Unimed-BH, presidida pelo Dr. Samuel Flam, exemplo de ente cooperativo que aplica, constantemente os princípios e valores cooperativos nas relações sociais e com a comunidade em geral. No transcurso da pandemia da COVID-19, sua atuação é destacada nacionalmente por ter já em 03/02/2020 constituído comitê de crise visando estudar e propor soluções para o enfrentamento correto da pandemia e seus efeitos”.
Na sequência, o texto traz um depoimento do diretor-presidente da Unimed, Samuel Flam. “Pautada nos sete princípios cooperativistas, [a Unimed-BH] se propôs a promover uma contribuição social efetiva com suas ações de enfrentamento. Apostando em sua expertise em saúde, o objetivo foi gerar e estimular ações positivas em cadeia, promovendo maior segurança sanitária e influenciando efetivamente o desenvolvimento do cenário epidemiológico em sua área de atuação.”