skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Resultados surpreendentes

Em 2017, a instabilidade política e econômica agravou o contexto de crise. Um cenário de incertezas marcou o país nos últimos anos, trazendo impactos para diversos setores, entre eles a Saúde Suplementar. O setor enfrentou ainda desafios relacionados à sustentabilidade e à reputação das operadoras, inclusive no Sistema Unimed, com redução no número de beneficiários no país.

Contrariando o caminho de queda do setor, a Unimed-BH registrou crescimento. Em 2016 e 2017, a Cooperativa registrou aumento de 11 mil e 15 mil clientes, respectivamente, através de uma estratégia de prospecção que valorizou a qualidade assistencial. O índice de desemprego de 11,8%, no último trimestre de 2017, que representa 12,3 milhões de pessoas desocupadas, exigiu forte planejamento comercial da Unimed-BH, com grande esforço de vendas. 

O crescimento da carteira de clientes possibilitou que a receita operacional bruta apresentasse crescimento em relação ao ano anterior. Em 2017, o valor registrado foi de R$ 4,537 bilhões.

A gestão coletiva de recursos com a participação crescente dos cooperados, fez com que alcançássemos o menor índice de utilização dos últimos cinco anos: 80,64%. O patrimônio líquido, por sua vez, tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. Em 2017, alcançamos o patamar de R$ 1,5 bilhão. 

Estratégia 
No último ano, a estratégia de gestão da Cooperativa priorizou a consolidação da posição de mercado e a inovação nos modelos de cuidado e nos mecanismos para valorizar a qualidade assistencial. Além disso, o foco também esteve na ampliação dos processos e sistemas que garantem a correta utilização do plano de saúde e o avanço da eficiência na gestão dos recursos. 

Eficiência operacional 
Com foco na austeridade, destacam-se medidas de economia como a revisão do portfólio de projetos, a reavaliação de contratos com fornecedores, a compra de energia no mercado livre, definição de ações para redução do volume de material impresso e a negociação direta de materiais e medicamentos. Como consequência, alcançamos um dos menores índices de despesa operacional do mercado, 7,64% da receita operacional bruta. 

Você poderá acompanhar esses e outros resultados durante a assembleia geral e também em nosso Relatório de Sustentabilidade 2017. Clique aqui para acessar. 
 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top