Reminiscências é novo livro do membro emérito Sérgio Alexandre
Depois da série Nosocômico, Nosocontos, Noscocrônicas, Nosocasos e Nosofatos, Sérgio Alexandre da Conceição lança Reminiscências – fragamentos de memórias.
Sexto livro do membro emérito da Unimed-BH que se aposentou da Cooperativa em 2019, o livro traz casos que vão da infância até o final da adolescência. Seguindo uma cronologia que vai dos 4 aos 21 anos da vida do autor, a obra traz também casos dos amigos e fatos conhecidos da Vila Lídia, atual bairro Grajaú.
Diferentemente dos demais, que traziam relatos das práticas clínicas, Reminiscências tem uma verve mais pessoal. Sérgio é belorizontino. Nascido em 1949, foi morar na então Vila Lídia ao completar quatro anos. Ele conta que viu a região crescer até se tornar o atual bairro Grajaú. É desse cenário que brotam suas histórias, que acompanham um período de quase 20 anos do desenrolar da vida das pessoas e do local. “Parecia uma cidadezinha do interior. As pessoas que estão relatadas conseguem se reconhecer, mas nem todos estão identificados. Muitas das personagens são amigos de longa data e foram convidadas para o lançamento”, conta.
Há histórias de amizades, mas de conflitos também. O novo livro é permeado de afeto. Além das memórias, a filha, arquiteta, assina a capa. O prefácio ficou por conta do amigo da vida toda, Danilo Penido Andrade, que desistiu da medicina para se tornar jornalista e ainda mora na mesma rua dos casos que aparecem no livro.
Histórias de pescaria
Aos 73 anos, Sérgio atuou na Unimed-BH por mais de 20 anos como cirurgião geral e coloproctologista, disciplinas que ministrou na Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuou desde que concluiu a residência, em 1977, permanecendo na instituição até 2015.
As mãos do cirurgião também são ágeis para redigir, e com a memória em dia, mais um livro já está engatilhado. Pescador desde 1980 e integrante de um grupo de pesca desde 2008, recebeu dos amigos a incumbência de documentar as pescarias. As pesquisas para o novo livro já começaram. “Tem muito material, fotos, documentos, e muita história de pescador também”, avisa.
Reminiscências – fragmentos de memórias
Lançamento dia 02 de março de 2022, quinta-feira, das 19h às 21h
Local: Coopemed – Faculdade de Medicina (Av. Alfredo Balena, 190, térreo)
Estacionamento liberado