Redução de idade para acesso ao Pró-família é aprovada pela maioria dos cooperados
Os cooperados aprovaram, em sua maioria, a redução da idade para acesso ao Pró-família, benefício destinado a assegurar o futuro dos cooperados e de seus familiares. Haverá redução de 72 anos para 70 anos de idade, preservando os demais critérios. Com isso, 548 cooperados passarão a ser elegíveis ao Pró-família ao longo de 2016, por se enquadrarem nesse perfil.
Critério atual de acesso ao Pró-família por idade e tempo de cooperação. O benefício pode ser utilizado considerando três critérios: em caso de morte, invalidez permanente ou acesso por idade e tempo de cooperação. Considerando esse terceiro critério, os requisitos previstos são:
- 72 anos de idade e 20 anos consecutivos de cooperação ou 25 anos em diferentes períodos ou;
- 80 anos de idade e 10 anos consecutivos de cooperação ou;
- 65 anos de idade ou mais que, somados ao tempo de cooperação, resultem em 100.
Adequação do regulamento da Previdência. Para que o regulamento da Previdência seja ajustado à essa mudança, o documento também será atualizado e adequado à legislação, ao Estatuto Social e ao Regulamento Interno. O ajuste no regulamento irá viabilizar o acesso dos cooperados ao seu saldo nas mesmas condições previstas no Estatuto Social para o benefício Pró-família. Ou seja, 70 anos, 80 anos ou mais de 65 anos de idade, associados ao tempo de cooperação – 20 anos consecutivos ou 25 alternados, 10 anos consecutivos, ou a soma do tempo de cooperação para totalizar 100, respectivamente.
As propostas de alteração do regulamento da Previdência estão sujeitas à aprovação da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
Instituição do Médico Emérito. A redução da idade para acesso ao Pró-família será acompanhada da instituição do Médico Emérito, na situação em que o cooperado se desligar voluntariamente da Unimed-BH pelos critérios de idade, tempo de cooperação ou invalidez.
Nesse contexto, será assegurada ao médico, conforme critério vigente de cada benefício, a manutenção do plano de saúde, a adesão aos programas do Instituto Unimed-BH, e a participação em eventos socioculturais – Quinta Especial, Dia do Médico e Encontro de Cooperados.