Que a obesidade é um problema mundial, todo mundo já sabe!
Mas, o que podemos fazer para apoiar nossos clientes no tratamento da doença?
Em um mosaico criativo, cooperados elaboraram proposta de novo modelo de assistência voltado para o cuidado multidisciplinar desses pacientes. Saiba mais sobre o trabalho.
Na última terça-feira, 1 de outubro, mais uma ação inovadora teve início em nossa Cooperativa. Cooperados da Psiquiatria, da Endocrinologia, da Cirurgia Geral e da Nutrologia se reuniram com representantes das equipes multiprofissionais que atuam em nossas unidades assistenciais próprias para debaterem sobre os desafios enfrentados no cuidado prestado ao cliente obeso e criarem, juntos, propostas para um novo modelo de assistência integral à saúde desses pacientes.
O momento de troca de experiências e co-criação foi conduzido pelas equipes da Superintendência de Atenção à Saúde (SAS) e do Centro de Inovação Unimed-BH por meio da realização de um mosaico criativo com os convidados.
Reunidos em grupos de trabalho, os profissionais analisaram as necessidades de três perfis distintos de clientes: indivíduos com sobrepeso ou obesidade grau 1, indivíduos com obesidade acima do grau 2 e indivíduos em adaptação após cirurgia bariátrica. O exercício de cada equipe foi identificar possíveis gargalos existentes no cuidado oferecido a esse público para o desenvolvimento de um fluxo assistencial que proporcione a geração de resultados ainda melhores para os pacientes, os cooperados e a Cooperativa.
Durante as discussões, Simone Chaves de Miranda Silvestre, cooperada da Nutrologia, demonstrou satisfação em participar do encontro e falou sobre a importância da Unimed-BH tratar tratar o assunto: “Esse momento reforça o nosso compromisso com a saúde dos clientes e coloca a Unimed-BH em posição de destaque no mercado, visto que seremos pioneiros na tratativa do tema”, destacou.
“Sabemos que a obesidade é um problema mundial que desencadeia comorbidades diversas nos pacientes, gerando altos custos assistenciais. Por isso, é fundamental construirmos um modelo de cuidado mais efetivo e sustentável para o tratamento desses pacientes”, concluiu.
Próximos passos
1. Após consolidação das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho, a equipe técnica da Cooperativa compartilhará o material com os profissionais que participaram da iniciativa, para validação.
2. Para que todos os cooperados possam contribuir com o trabalho, o material também será disponibilizado via consulta pública, para análise e envio de sugestões.
3. A etapa final do processo será avaliar todas as sugestões que serão recebidas para que o conteúdo dê origem a uma nova política de atenção à saúde do paciente obeso que será incorporada pela Cooperativa por meio do lançamento de linhas de cuidado e/ou de novos serviços assistenciais.