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Projetos sociais do Instituto Unimed-BH: veja mais resultados da transformação

Desde 2018, os impactos dos projetos sociais do Instituto Unimed-BH são mensurados de um jeito diferente. Foi criada uma nova metodologia de avaliação em parceria com a consultoria NHK Sustentabilidade, e com o apoio e envolvimento da Superintendência Geral e da Superintendência de Relacionamento Institucional da Unimed-BH. Até 2017, o processo de mensuração de resultados era mais simples, considerando indicadores quantitativos, como números de beneficiários e horas de capacitação recebidas, e qualitativos, como nível das habilidades técnicas, depoimentos de pais, alunos e professores e relatórios mensais dos cursos.

Com a nova metodologia, os resultados qualitativos passaram a ser acompanhados de forma mais estratégica, oferecendo uma melhor percepção da efetividade dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Unimed-BH e do impacto social gerado nas nossas comunidades de atuação. Além disso, o novo processo oferece subsídios para entender os interesses e necessidades do público-alvo e avaliar a aderência dos resultados dos projetos ao 7º princípio cooperativista – interesse pela comunidade.

Os projetos sociais passaram a ser avaliados com a participação dos beneficiários. Para tornar o processo participativo, são aplicadas pesquisas com as comunidades beneficiadas para investigar de que forma o Instituto vem fazendo a diferença na vida delas.

Uma delas foi direcionada aos participantes do projeto Escola de Artes, criado há 12 anos para oferecer formação artística em percussão, balé clássico e danças urbanas a crianças e jovens do Aglomerado Morro das Pedras. A comunidade está localizada na região Oeste de BH e fica próxima à Maternidade da Unimed-BH.

A pesquisa

A NHK Sustentabilidade conduziu uma série de entrevistas com alunos, pais, professores e coordenadores dos cursos de balé clássico, percussão e danças urbanas do Escola de Artes. Também participaram as diretoras da Escola Municipal Hugo Werneck, onde as atividades são realizadas semanalmente.

Os participantes responderam a um questionário de avaliação da estrutura, atividades, benefícios proporcionados aos alunos e dificuldades vivenciadas no cotidiano. Eles também puderam compartilhar sugestões de melhoria.

Conheça os principais resultados da pesquisa no infográfico abaixo:

No último mês de maio, os resultados da pesquisa foram apresentados aos pais, alunos, professores e coordenadores do Escola de Artes.

Depoimento de participante

“A minha filha saiu do casulo e virou uma borboleta”. É assim que a auxiliar educacional Cláudia Regina Martins Ferreira se refere à mudança da Isabella, de 10 anos, depois da entrada no Escola de Artes.

     


“Ela melhorou muito a timidez, desabrochou. A professora até comentou que o ballet foi um acontecimento único na vida dela”, avalia Cláudia, que ainda destaca a evolução da filha Kamilla, de 12 anos, também integrante da turma de ballet. “Depois que começou no projeto ela ficou mais responsável, cumpre os horários, não gosta de chegar atrasada. É muito compromissada”, elogia.

Sobre o Programa Sociocultural do Instituto

O Programa Sociocultural Unimed-BH é considerado a maior experiência de patrocínio cultural do país mantida por pessoas físicas, de acordo com o Ministério da Cultura. Atualmente, mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores destinam parte do Imposto de Renda para patrocinar projetos socioculturais. Clique aqui e saiba mais sobre esse trabalho.

Deseja contribuir para as ações de cidadania do Programa?

Cooperados incentivadores podem somar 30 pontos no Programa Participação Pontuada se doarem até 30 de outubro e ainda 10 pontos extras, caso façam a adesão pelo 5º ano consecutivo.

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AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

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