Projeto de dança cigana é promovido pela psiquiatra Anna Karla Rocha a um grupo de idosos
Melhoria na autoestima, saúde física e mental. Estes são alguns dos benefícios experimentados pelas idosas que participam de um grupo de dança cigana promovido pela médica cooperada Anna Karla Rocha. Oferecido há 11 anos, no bairro Jardim Montanhês, o projeto chamado Grupo Alegria de Viver conquistou o terceiro lugar no prêmio Pró-Longevidade, que reconhece ações que promovem qualidade de vida na terceira idade.
A psiquiatra Anna Karla Rocha destaca que a dança cigana tem características que facilitam a participação das idosas. “É uma dança extremamente livre, onde a parte técnica tem pouca influência. Além disso, é bastante feminina e recupera o cuidado e a autoestima por meio dos vestidos coloridos, bijouterias e outros apetrechos”, aponta. |
Composto por cerca de 15 idosas, o grupo chama atenção pela faixa etária das participantes, cuja idade média é 80 anos. “Costumo dizer que não são pessoas da terceira idade, e sim da quarta. Temos senhoras com mais de 90 anos e até uma cadeirante de 93 anos”, destaca a psiquiatra.
Mais do que um convite ao exercício físico, o Grupo Alegria de Viver diminui o isolamento, uma característica comum entre indivíduos dessa faixa etária. “Muitas idosas moram sozinhas, têm sintomas de depressão e doenças crônicas. Quando estão juntas, e envolvidas com a dança, esquecem suas dores e problemas. Uma delas chegou a dizer que quando dança se sente livre! É uma melhora muito significativa na qualidade de vida”, defende Anna Karla.
Sobre o prêmio Pró-Longevidade
O Prêmio Pró-Longevidade tem o objetivo de reconhecer boas práticas no campo da Longevidade realizadas na cidade de Belo Horizonte. O concurso é promovido pela Rede Longevidade, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem o propósito de conscientizar e engajar indivíduos e organizações para uma cultura pró-longevidade. Todos os anos, seis iniciativas de pessoas físicas e jurídicas são escolhidas e reconhecidas com o prêmio.
Outras informações sobre o Grupo Alegria podem ser conseguidas na Rua Tomás Brandão, 350, Bairro Jardim Montanhês, sempre às sextas feiras, a partir das 13h30.
Dra. Anna Karla Rocha é psiquiatra cooperada da Unimed-BH