skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

“Precisamos nos reinventar a todo momento”, afirma Nizan Guanaes

Segundo dia do 15º Encontro de Cooperados recebeu o publicitário e empresário que falou sobre propósito, comunicação e as mudanças pós-pandemia.
 

A segunda noite do 15º Encontro de Cooperados recebeu o publicitário e empresário Nizan Guanaes que abordou o tema propósito, além de falar sobre comunicação e como as pessoas e as empresas precisam se reinventar durante e após a pandemia. Grande nome da publicidade brasileira, Nizan é empresário e fundador da N Ideias, onde presta consultoria para algumas marcas como Magalu, Itaú, Marfrig, Suzano, entre outras. Ele também é um dos principais “pensadores” desse período da pandemia. A cada semana sua coluna na Folha de São Paulo, reproduzida no seu perfil do Linkedin, traz uma análise sobre o momento que vivemos e reflexões importantes sobre o comportamento humano.

A transmissão online teve a participação de mais de 3.700 médicos cooperados e foi mediada pelo diretor de Provimento de Saúde, José Augusto Ferreira. Os médicos cooperados também puderam interagir com o palestrante fazendo perguntas.
 

“É muito importante que as organizações tenham preocupação com o propósito da empresa”, alerta Nizan. Já na abertura o publicitário citou a Apple, empresa fundada por Steve Jobs que chegou a ser a companhia mais valiosa do mundo. “Muitas pessoas acham que é romantismo, mas a Apple foi construída por um sonhador que transformou a empresa em algo grandioso. Quando ele saiu a empresa se desvalorizou”, diz.

Sobre o momento atual, ele disse que não acredita em grandes mudanças, mas em pequenas mudanças que podem trazer grandes transformações. 

A pandemia será o que fizermos dela – pode ser momento de reflexão ou desespero; pode ser ressignificação ou vazio”, reflete Nizan.

Ainda sobre o tema, ele reforçou a importância do propósito na vida dos médicos. “O médico tem que ter como propósito o servir, ele é uma pessoa que já tem que ser empático por natureza, que precisa saber sempre se colocar no lugar do outro”, reforça. Para Nizan, durante a pandemia de coronavírus o mundo parou para refletir e valorizar o profissional da saúde. “Não estaríamos aqui se não fosse o esforço da classe médica com seu senso de responsabilidade”, declarou. O empresário também falou da importância de se ter um propósito pessoal. “Todos os dias eu acordo, rezo, medito, faço exercícios físicos e isso me coloca alinhado com minhas metas. Tenho mais de 60 anos e diariamente me comprometo em estar bem, ser mais saudável e praticar atividade física. Ainda quero fazer um Ironmen”, relata.

 

     


Reinventar

Outro grande momento da palestra foi quando Nizan falou sobre a importância de reinventar-se e como as empresas e as pessoas precisam se reposicionar diante de um mundo que vem passando por transformações. “As grandes estruturas precisam se readaptar aos menores”, alerta Nizan. Para ele, o mundo atual pede que as pessoas e as empresas se reinventem e comecem a fazer coisas habituais de maneira diferente. “O Mc Donalds anunciou que vai lançar uma linha de produtos plant based, isso quer dizer que uma das maiores redes de fast food do mundo começará a produzir hambúrgueres com proteína vegetal. Isso é uma maneira de se reinventar dentro do seu negócio. A Magazine Luiza é outra empresa que se reinventou durante a pandemia, focando na venda pelo APP”, afirmou. Ele citou também outros grandes grupos que passaram a mudar sua postura após analisar o mercado, além dos seus concorrentes tradicionais. “Hoje em dia a Netflix é um concorrente para o setor de entretenimento. Já para o setor hoteleiro um grande concorrente é o Airbnb, que não possui nenhum hotel”, declara.

Para Nizan, o setor de saúde é um dos que mais vai prosperar e que tem grande potencial nos próximos anos. “Porém, precisamos rever o nosso modelo de negócio. A medicina presencial vai continuar existindo para muitas coisas, não deixaremos de ter o contato físico. Mas com todos os dispositivos, algumas coisas não fazem mais sentido. No caso da Unimed-BH podemos pensar como fazer uma Cooperativa mais orgânica, que se adapte às mudanças de forma mais ágil”, afirma. Por fim, ele comentou que o setor de saúde também precisa estar atento a outros segmentos.


Comunicação

Como grande comunicador, Nizan ainda fez uma análise de como a forma de se comunicar está mudando o mundo e as relações. Ele citou, por exemplo, como utiliza o Instagram e o Linkedin para conversar com seu público e criar engajamento.

Para ele, as empresas de saúde precisam aprender a se comunicar, falar com o seu público e conseguir produzir conteúdos de qualidade. “A comunicação do futuro precisa ter coerência com o que você é. Quem tem celular hoje em dia tem um veículo de comunicação. Por isso, a classe médica precisa se modernizar para conversar com seu público”, afirma. Para ele, o setor precisa começar a produzir mais conteúdo para a internet porque é algo que atrai o interesse do paciente e difunde o papel do médico. “O profissional de saúde e as empresas de saúde precisam abastecer a comunidade com informação médica”, conclui.

Ao final, Nizan agradeceu a participação no Encontro de Cooperados e fez uma homenagem aplaudindo de pé os médicos pela sua atuação durante a pandemia de Covid-19.

 

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top