Por que conhecer mais sobre a lombalgia?
Podendo ter várias causas e ser sentida em graus diferentes, a lombalgia é um problema que incomoda grande parte da população. Costuma ser altamente incapacitante, a ponto de figurar como a segunda causa de procura por atenção médica considerando todas as queixas médicas, e a segunda maior causa de afastamentos do ambiente de trabalho.
Médicos de família, clínicos e ginecologistas frequentemente se deparam com algum paciente queixando de dores na região lombar. A maioria (cerca de 80%) se recuperará em até 4 semanas, com ou sem tratamento médico. 10 a 15% dos pacientes apresentarão dor crônica e até 50% dos casos têm recorrência dos sintomas.
A classificação da lombalgia, a categorização da dor e os tipos de tratamento disponíveis, são temas em constante atualização na medicina. Pensando nisso, a Unimed-BH inseriu no ciclo atual do IQA um conteúdo completo sobre reabilitação lombar, com a participação do André Castilho, cooperado da Ortopedia e Traumatologia.
Clique abaixo para assistir:
E para seguir te apoiando no cuidado e orientação aos pacientes, desenvolvemos também uma cartilha digital sobre dores lombares para que possa compartilhar! Clique na imagem abaixo para ler, salvar e enviar.