Por dentro da Sustentabilidade
Você sabe o que esses termos – Sustentabilidade e ESG – significam na prática e como a Unimed-BH está envolvida?
Aqui na Cooperativa, as iniciativas sustentáveis não são novidade e fazem parte do negócio e do nosso compromisso com a sociedade.
:: Sustentabilidade faz parte da nossa Identidade Organizacional e está expressa em nossos Valores.
:: Todos os anos, damos transparência aos resultados das ações ambientais, sociais e de governança no Relatório de Gestão.
:: Além disso, foi oficializado o Comitê de Sustentabilidade e Reputação, que tem entre suas atribuições definir a estratégia de reputação e sustentabilidade da Unimed-BH a partir de um diagnóstico que já está sendo elaborado. As áreas que integram o Comitê são: Superintendência Executiva de Relacionamento com Cooperados e Sustentabilidade, Superintendência de Pessoas, Superintendências de Serviços Compartilhados e as Gerências de Governança, Riscos e Compliance, Comunicação Corporativa, Marketing, Instituto Unimed-BH e Gerência de Planejamento, Processos e Projetos.
:: E justamente porque o tema vem ganhando cada vez mais relevância aqui na casa, Sustentabilidade foi o assunto abordado no Encontro de Cooperados do último dia 8/11.
Acompanhe a nova campanha de comunicação
Para reforçar a importância do assunto, que foi a pauta do Encontro de Cooperados, aproveitamos que o tema está “fresquinho” para lançar nossa nova campanha interna sobre Sustentabilidade e ESG. A partir de hoje e durante as próximas semanas, vamos contar um pouco sobre os conceitos e reforçar as iniciativas realizadas pela Unimed-BH para cuidar do presente, de olho nas gerações futuras.
O que é Sustentabilidade?
Todo mundo já ouviu falar, mas o conceito nem sempre é compreendido. Costuma ser associado apenas ao meio ambiente, mas o termo é bem mais amplo. O debate sobre o tema foi se desenvolvendo ao longo do século 20, quando o padrão mundial de produção e de consumo começou a ser questionado se seria viável a longo prazo.
E onde entra o termo ESG nesta história?
ESG é uma sigla em inglês que significa Environmental, Social and Governance e corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. O termo foi registrado pela primeira vez em 2004 em uma publicação do Pacto Global em parceria com o Banco Mundial chamada Who Cares Wins (Quem cuida ganha). A proposta era que dirigentes de grandes instituições financeiras atuassem para contemplar iniciativas ambientais, sociais e de governança no mercado de capitais.
A partir daí, as empresas com capital aberto passaram a voltar a atenção para o tema, já que investir em práticas ESG poderia dar retorno financeiro. E isso é fato hoje: atuar de acordo com padrões ESG amplia a competitividade do setor empresarial, é indicação de solidez, custos mais baixos, melhor reputação e mais resiliência em meio às incertezas e vulnerabilidades.
Em matéria publicada pela Forbes em agosto deste ano, levantamento da consultoria Grant Thornton apontou que 95% dos empresários brasileiros consideram importante reduzir a emissão de gás carbônico, gerar energia limpa e adotar esforços contra o desmatamento. A pesquisa global, que fez um recorte com 255 empresas no Brasil, mostra que, desse total, 54% pretendem investir nos próximos 12 meses em projetos ligados a ESG. Entre as brasileiras, 39% das entrevistadas já estão desenvolvendo um plano estratégico com abordagem ambiental, social e de governança.
Leia mais em FORBES
Curtiu? Dicas de fontes para você ler mais sobre o tema:
https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg
https://fia.com.br/blog/sustentabilidade/
Nossa campanha continua nas próximas semanas. O próximo tema será o pilar Ambiental do ESG e vamos contar sobre as iniciativas sustentáveis praticadas pela Unimed-BH.