skip to Main Content

Arquivos por Ano/Mês

Poliomielite em pauta: precisamos agir para manter o país livre da doença

Você sabia que o Brasil é considerado pela Organização Mundial de Saúde como um dos países de alto risco para reintrodução do poliovírus selvagem (PVS) na população? Isso se deve às quedas sucessivas na cobertura vacinal observadas nos últimos anos em crianças. Para os menores de um ano de idade, por exemplo, o índice passou de 98,3% (2015) para 69,9% (2021).

O último caso confirmado de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989, mas a doença ainda é endêmica em alguns países (Afeganistão e Paquistão, além de casos recentes em Moçambique e Israel), o que possibilita a reintrodução do vírus no nosso meio. Em Belo Horizonte, até agosto de 2022, a cobertura vacinal para poliomielite em menores de um ano de idade alcançou somente 62,9%.

Como estratégia fundamental para manter o Brasil como área livre de circulação do PVS, é necessária a manutenção de altas coberturas vacinais para a população infantil, além da vigilância de casos suspeitos de paralisia flácida aguda em menores de 15 anos.

A campanha de vacinação contra a Poliomielite iniciada em todo país no dia 8 de agosto tem como objetivo primordial alcançar uma cobertura vacinal de 95% para as crianças de 1 a 4 anos de idade.  Para que isso aconteça, estas crianças deverão ser vacinadas de forma indiscriminada com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenha recebido três doses da Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Assim, mesmo com o cartão vacinal completo, com todas as vacinas de rotina atualizadas, as crianças deverão receber uma dose de VOP. O foco desta ação é disseminar o poliovirus atenuado da VOP por via fecal-oral a outros indivíduos não vacinados, impedindo a circulação do vírus selvagem importado de países com transmissão da doença.

Em Belo Horizonte, desde o início da campanha, do total de 104 mil crianças de 1 a 4 anos, somente 20,7% do público-alvo, foi vacinado com a VOP. Neste sentido, ressaltamos a necessidade de engajamento de todos nesta campanha, em especial dos profissionais de saúde, recomendando a vacinação para mantermos o país livre da circulação do vírus da poliomielite.

 


 

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO

Confira, a seguir, o cartaz divulgado pela Prefeitura de Belo Horizonte incentivando a vacinação. Todas as vacinas destinadas para a ação estão disponíveis nos 152 centros de saúde de BH – a lista completa pode ser acessada por meio do QR Code aplicado na peça.

Quer compartilhar o material com seus clientes, familiares e amigos? Clique aqui e faça o download do pdf.

 

 

AVISO

Esse espaço contempla as edições de 2015 a 2023. Para acessar as edições a partir de 2024, clique aqui.

Back To Top